Região:

min

max

Anuncie aqui

Como manter a imunidade alta antes de começar o inverno?

Por Roberta Lara
(Atualizado em 29/06/2022 - 9h01)
Compartilhar

Estamos no meio do ano e próximos da estação mais fria: o inverno. Muitas condições acometem o nosso corpo nessa época, tendo em vista que as baixa temperaturas induzem reações corporais específicas, aumentando assim a susceptibilidade de doenças respiratórias virais.

Ambientes fechados, baixa umidade do ar, aumento de poluentes e queda da imunidade são alguns dos fatores que interferem nessa elevação de casos de gripes e resfriados. Nesse sentido, cuidar da rotina com formas de aumentar as defesas corporais se torna essencial nesses meses. Veja algumas dicas:

  1. Sempre mantenha a hidratação com 3 litros de água ao dia, mesmo sem sede. Você pode beber o longo do dia, aromatizar a água com especiarias ou mesclar com sucos e refrescos naturais.
  2. Coma vegetais em diferentes formas de preparo: sabemos que é menos comum consumir saladas frias nos dias frios, pois nosso corpo tende a buscar alimentos quentes para se aquecer, como forma de conforto. Por isso, para comer mais vegetais e verduras, opte por preparar de forma refogada ou em receitas de sopas e caldos, assim você atende a necessidade diária desses alimentos nutritivos e ainda saboreia preparações apetitosas.
  3. Inclua alguns ingredientes nas refeições do dia a dia: gengibre em lascas no suco de manhã, extrato de própolis em gotas, shots de açafrão com limão e sementes de linhaça em receitas, a fim de aumentar o aporte de nutrientes imunoestimulantes.
  4. Durma bem, mantenha a saúde mental e cuide do sem bem-estar físico para manter o corpo ativo e com a imunidade alta.
  5. Faça exercícios dentro do seu limite diário para manter o corpo em atividade e o metabolismo ativo.