Região:

min

max

Anuncie aqui

Especiarias indianas: o segredo dos pratos típicos nutritivos desse lugar

Por Roberta Lara
(Atualizado em 20/07/2022 - 9h01)
Compartilhar

A gastronomia da Índia é conhecida em todo o mundo pelo seu sabor exótico e marcante, nas preparações do dia a dia e em pratos mais elaborados. Tudo isso graças à sua rica variedade de especiarias típica do país, que trazem o aroma e o sabor diferenciado para os cardápios, atingindo muitas pessoas que visitam e apreciam esse lugar.

Pensando nesses elementos, podemos citar os principais que caracterizam os pratos da Índia, como gengibre, curry, noz-moscada, canela, cúrcuma, cravo, cominho e por último, o ingrediente que nunca pode faltar: a pimenta. Essas especiarias, além de ressaltar o sabor da comida, transformam a cozinha indiana em uma das mais famosas e reconhecidas mundialmente, sem contar o aporte de antioxidantes e fitoativos que as receitas carregam graças a esses ingredientes especiais.

As especiarias indianas são extremamente nutritivas

 

Encontramos nessas especiarias naturais um alto teor de flavonóides e ácidos fenólicos, que são os principais fenólicos com atividade antioxidante. Flavonóides geralmente ocorrem como derivados glicosilados com apigenina e luteolina, que são comumente encontrados em ervas aromáticas.

A pimenta, sobretudo, é o carro-chefe das preparações indianas e merece destaque quanto ás suas propriedades à saude: falando da pimenta malagueta, podemos citar a presença da capsaicina, composto que dá sua coloração avermelhada e que atribui potencial efeito termogênico. Já a pimenta preta é rica em piperina, componente que aumenta a absorção e bidisponibilidade da curcumina presente na cúrcuma. Ou seja, a associação dessas duas especiarias na culinária indiana traz não só mais sabor e cor como eficácia na absorção dos fitoquímicos.

Na Índia, também encontramos locais onde se vende blends de especiarias misturadas para um benefício clínico em comum. Nesses lugares, existe um profissional blender que faz essas combinações de acordo com as propriedades terapêuticas de cada ingrediente, trazendo praticidade e saudabilidade no cardápio dos moradores e, também, dos turistas que buscam esse tipo de produto em sua visita ao país.

Das receitas típicas indianas, podemos citar as mais comuns: frango tikka, samosa, masala beans, arroz e lentilha.