Região:

min

max

Anuncie aqui

Quatro frutas que ajudam a performance esportiva e recuperação muscular

Por Roberta Lara
(Atualizado em 29/07/2022 - 9h00)
Compartilhar

A busca por performance esportiva e treinos mais recuperados vem crescendo no dia a dia dos praticantes de esportes. E, para isso, unir a rotina esportiva com a nutrição é a estratégia mais efetiva para alcançar resultados melhores.

Pensando nisso, selecionamos quatro frutas que devem fazer parte desse cuidado nutricional atlético segundo os estudos científicos, capazes de contribuir com a oferta de nutrientes e fitoativos que auxiliem no desempenho e na recuperação muscular.

  1. Melancia

Além de rica em antioxidantes, água e carotenoides, a melancia é uma fruta ótima para auxiliar no desempenho esportivo pois sua parte branca, na casca, concentra altas proporções de citrulina, um dos aminoácidos que ajudam na vasodilatação.

  1. Cereja

Fonte de polifenos, a cereja auxilia na recuperação muscular pós exercícios e favorece a redução de lesões esportivas, além de ser fonte natural de fitomelatonina, auxiliando no suporte antioxidante e na melhora da qualidade do sono dos atletas.

  1. Pera

O consumo de pera durante o exercício apoia o desempenho esportivo de ciclistas, promovendo aumento das taxas de glicose no sangue e de oxidação de carboidratos, além de favorecer a promoção de efeito antioxidante aos esportistas.

  1. Açaí

O excesso de produção de radicais livres em atletas, devido a alta carga de treinos, pode prejudicar a performance esportiva e o açaí é uma fruta ricas em antocianinas que ajudam a modular o estresse oxidativo. Um estudo feito por Terrazas et al. (2020) afirmou que o consumo de 400g/dia de açaí pasteurizado leva ao aumento do estado antioxidante, redução do lactato sanguíneo e melhora geral da capacidade aeróbia e desempenho de ciclistas.

 

Referência

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31724083/