Quatro frutas que ajudam a performance esportiva e recuperação muscular
A busca por performance esportiva e treinos mais recuperados vem crescendo no dia a dia dos praticantes de esportes. E, para isso, unir a rotina esportiva com a nutrição é a estratégia mais efetiva para alcançar resultados melhores.
Pensando nisso, selecionamos quatro frutas que devem fazer parte desse cuidado nutricional atlético segundo os estudos científicos, capazes de contribuir com a oferta de nutrientes e fitoativos que auxiliem no desempenho e na recuperação muscular.
- Melancia
Além de rica em antioxidantes, água e carotenoides, a melancia é uma fruta ótima para auxiliar no desempenho esportivo pois sua parte branca, na casca, concentra altas proporções de citrulina, um dos aminoácidos que ajudam na vasodilatação.
- Cereja
Fonte de polifenos, a cereja auxilia na recuperação muscular pós exercícios e favorece a redução de lesões esportivas, além de ser fonte natural de fitomelatonina, auxiliando no suporte antioxidante e na melhora da qualidade do sono dos atletas.
- Pera
O consumo de pera durante o exercício apoia o desempenho esportivo de ciclistas, promovendo aumento das taxas de glicose no sangue e de oxidação de carboidratos, além de favorecer a promoção de efeito antioxidante aos esportistas.
- Açaí
O excesso de produção de radicais livres em atletas, devido a alta carga de treinos, pode prejudicar a performance esportiva e o açaí é uma fruta ricas em antocianinas que ajudam a modular o estresse oxidativo. Um estudo feito por Terrazas et al. (2020) afirmou que o consumo de 400g/dia de açaí pasteurizado leva ao aumento do estado antioxidante, redução do lactato sanguíneo e melhora geral da capacidade aeróbia e desempenho de ciclistas.
Referência
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31724083/
Leia também
Ver mais
Dia Nacional da Saúde: você cuida das suas emoções?

Estudo recente avalia os efeitos da dieta
