Região:

min

max

Anuncie aqui

Vinho: muito além de um prazer de fim de semana

Por Roberta Lara
(Atualizado em 08/07/2022 - 10h59)
Compartilhar

O consumo de vinho vem crescendo nos últimos anos e essa tendência deu uma acelerada no período de pandemia, onde as pessoas ficaram mais tempo em casa e aderiram a esse hábito no dia a dia. O vinho tinto é diferente de outras bebidas alcoólicas devido ao seu conteúdo em vários compostos fenólicos, por isso, seu consumo de forma moderada e dentro das necessidades individuais pode ajudar em benefícios à saúde.

Sabe-se que o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de cirrose hepática e outras desordens, principalmente os do trato digestivo superior e respiratório. Entretanto, quando falamos em consumo baixo a moderado, o vinho tinto tem sido associado a propriedades promotoras de bem-estar, principalmente relacionadas à função cardiovascular.

Estudos científicos revelaram as propriedades biológicas de alguns polifenois do vinho tinto, sendo o mais conhecido deles o resveratrol e taninos. A prevenção de algumas doenças está relacionada à forte capacidade antioxidante desses compostos.

Um estudo feito mostrou os efeitos do consumo moderado de vinho em 40 indivíduos saudáveis ​​que tinha alteração de colesterol. Neste estudo cruzado, os participantes consumiram vinho tinto “tannat” ou uma bebida placebo por um mês. A capacidade antioxidante e os níveis de vitamina E de pacientes com colesterol alto e indivíduos com colesterol normal foram melhorados. Outro estudo feito por Chiu et al. apresentou resultados de um aumento da capacidade antioxidante, retardando a oxidação do colesterol LDL em indivíduos que consumiram vinho tinto e forma regular.

A maioria dos insights da literatura científica ressalvam que esse consumo moderado pode, inclusive, promover a longevidade celular e auxiliar na redução de desordens crônicas.

Sabe aquela taça de vinho que você aprecia aos fins de semana na companhia de pessoas especiais? Pode consumi-la sem receios! Essa bebida, além de promover o prazer e bem-estar mental, tem uma composição nutricional única para sua saúde física, quando consumida moderadamente!

Fonte:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6165230/