A mãe de todas as datas
Data empata com o Natal e fica atrás apenas da Black Friday no volume de vendas
O Dia das Mães é na semana que vem (sim, a semana começa no domingo) e sabendo que o consumidor brasileiro deixa as compras para a última hora (especialmente para depois do dia do pagamento), podemos dizer que ainda dá tempo de salvar o faturamento de maio com iniciativas dentro do timing dos consumidores.
Existem 2 bilhões de mães no mundo, 70 milhões no Brasil, sendo 8 milhões de mães no interior de S. Paulo. Não é à toa que o Dia das Mães empata com o Natal e fica atrás apenas da Black Friday no volume de vendas.
O Dia das Mães é considerado a “mãe de todas as datas comerciais”, porque movimenta o varejo como um todo. As mães (merecidamente) ganham de tudo: de flores, cestas de café da manhã, chocolates, viagens, cabeleireiro, manicure, limpeza de pele, massagens, Botox, roupas e acessórios, joias, eletrodomésticos, eletrônicos, assinaturas de streaming de música e vídeo a bikes e materiais esportivos.
O Foodservice (mercado das refeições preparadas fora do lar) e o varejo de alimentos também veem oportunidade na data: experimente visitar um supermercado na véspera do Dia das Mães.
Vou listar aqui algumas ações táticas que podem ser implementadas com celeridade e em tempo de pegar uma carona numa data com forte apelo emocional. E como em toda tática, dê um passo para trás e pergunte a si mesmo: quem você quer atingir com seus esforços e quais são seus objetivos de marketing para o Dia das Mães?
E o que passa pela cabeça dos filhos?
Os filhos querem mostrar o quanto são gratos por tudo o que suas mães fizeram por eles, sentem que sua mãe merece o melhor presente. A minha merece, a sua também e a do seu cliente também (risos). Então, utilize os seguintes drivers na sua comunicação: Compaixão, Generosidade, Gratidão e Amor.
Sete ideias que podem funcionar no seu negócio:
1.Um presente pra mãe e um pra você
Os compradores que gastarem X Reais, ganham junto com a compra um presente adicional, assim é possível comprar para a mamãe e levar uma lembrança para a sogra, pra vovó ou para a amiga que acabou de se tornar mãe.
2.Dê várias ideias de presentes para o Dia das Mães
Acredite: muitos filhos não sabem o que comprar no Dia das Mães. Ajude-os criando um guia de presentes que permita que as pessoas comprem de acordo com o preço (por exemplo, “presentes abaixo de R$ 50”) ou de acordo com a personalidade da mãe (por exemplo, “presentes para mães radicais”).
3.Capriche na embalagem e nos cartões
Sim, as mães adoram um belo laço e um cartão. Encha a vitrine (ou seu perfil no Insta) com lindas embalagens e muitas ideias de textos para os cartões. E se você vende serviços, também pode acomodar o vale-limpeza de pele em uma caixa de presentes, por exemplo.
4.Facilite as trocas
Os filhos nem sempre acertam na numeração e preferências das mães. Facilitar a troca pode fazer toda a diferença.
5.Disponibilize vales-compras
Em alguns casos, melhor do que vender um presente é receber a mãe na loja pois ela pode aproveitar o vale-compra e realizar uma compra maior.
6.Cardápio especial para as Mães
Muitas mães optam pelo prato que os filhos gostam ou pelos itens mais baratos do cardápio quando vão almoçar fora (ou no delivery). Que tal um cardápio especial para as mães, com descontos, sobremesas e outros mimos para homenagear as mães?
7.Iniciativas sociais
Lembrar também das mães sem emprego e/ou renda, das mães hospitalizadas e daquelas mães que não terão o carinho dos filhos e familiares pode ser uma iniciativa valiosa para o brand image da sua marca e trazer retornos indiretos.
Não se esqueça das métricas
Estabeleça métricas úteis e objetivas (leia: Quem não mede não controla) para avaliar os resultados obtidos com as suas iniciativas. Relacione o que deu certo e o que deu errado e, principalmente, qual o aprendizado que você poderá aplicar no Dia dos Namorados, a próxima data comercial.
O exemplo de inclusão das escolas
Por fim, nunca é demais lembrar que o Dia das Mães não é um dia feliz para todos. Pode ser uma luta para mulheres que perderam um filho, para aqueles que perderam a mãe e para crianças que não têm mãe. E temos diferentes composições familiares. Muitas escolas substituíram a atividade de confeccionar um presente para a Mãe por uma atividade para celebrar o dia da Família. Ninguém melhor do que você para dosar adequadamente a comunicação sobre o tema nesta semana.
E você, vai aproveitar o Dia das Mães também para criar associações positivas com a sua marca? Boa semana 18 pra vc.