A suplementação de vitamina D ajuda na saúde intestinal?
O corpo humano precisa se adaptar a diferentes exposições a antígenos e patógenos estranhos desde o nascimento. Um dos principais elementos da série de mecanismos de proteção é o microbioma saudável (microbiota), cuja formação começa imediatamente após o nascimento e continua ao longo da vida, atuando forma de semelhante a um órgão para regular processos fisiológicos.
Os parâmetros funcionais da microbiota intestinal são controlados por sistemas imunes e não imunes com adaptação fisiológica.
A microbiota intestinal é considerada um “órgão extra” do hospedeiro, uma vez que ela desempenha um papel crucial na boa saúde, mantendo funções essenciais. É bem explicado pela literatura cientifica os mecanismos de proteção que controlam a comunidade microbiana no trato gastrointestinal (TGI). Um número crescente de estudos sugere que o TGI faz parte da rede imunológica e se refere a ele como sistema imunológico da mucosa.
Suplementação de vitamina D na modulação intestinal como prebiótico
O papel da vitamina D na saúde humana é muito compartilhado pelos estudos, uma vez que esse nutriente atua em diferentes mecanismos do corpo. Além da imunidade e saúde óssea, as pesquisas mais recentes vêm elucidando seu papel no intestino.
A vitamina D pertence a um grupo de vitaminas lipossolúveis, mas não é uma vitamina verdadeira: ela não é biologicamente ativa por si mesma; pode ser sintetizada independentemente no corpo e exerce funções autócrinas, parácrinas e endócrinas, além de uma ampla variedade de funções biológicas por meio da interação com receptores específicos em tecidos.
Estudos mostram que a suplementação com vitamina D proporcionou mudança na composição microbiana intestinal. Isso porque a vitamina D também regula a homeostase da mucosa, mantendo a integridade da barreira epitelial, por meio da regeneração do epitélio. Além disso, a combinação do tratamento com probióticos associado à vitamina D pode aumentar a expressão do receptor VDR e a sua atividade, inibindo assim a inflamação intestinal. Esta relação é mediada pelo metabolismo dos ácidos biliares, que são transformados pelos micro-organismos intestinais e servem de ligantes da expressão do VDR.
Referência
Akimbekov NS, Digel I, Sherelkhan DK, Lutfor AB, Razzaque MS. Vitamin D and the Host-Gut Microbiome: A Brief Overview. Acta Histochem Cytochem. 2020 Jun 26;53(3):33-42. doi: 10.1267/ahc.20011. Epub 2020 Jun 16. PMID: 32624628; PMCID: PMC7322162.
Leia também
Ver mais
O Homem do Norte

Mel e inverno: entenda o poder desse alimento na imunidade
