Região:

min

max

Anuncie aqui

Como evitar o sedentarismo no trabalho

Por Mariana Dias
(Atualizado em 14/09/2022 - 7h42)
Compartilhar

O corpo humano foi feito para se manter em movimento. Porém, atualmente a maioria das pessoas trabalha em escritórios, onde fica sentada a maior parte do tempo na frente do computador.
O sedentarismo no trabalho afeta o nosso equilíbrio metabólico, ocasionando uma maior resistência à insulina, o que pode causar um aumento no colesterol ruim (LDL) e uma redução no colesterol bom (HDL), alterações na pressão arterial e elevação dos triglicérides. Mesmo quem pratica exercícios fora do horário de trabalho sofre com os efeitos negativos de passar muitas horas seguidas sentado.
Algumas mudanças simples em nossa rotina podem nos ajudar a ter um dia mais ativo e a melhorar a qualidade de vida. O ideal é evitar ficar muitas horas seguidas sentado e incluir pequenos deslocamentos ao longo do dia.

 

Sedentarismo no trabalho afeta o equilíbrio metabólico (Foto: Freepik)

 

Se você trabalha em um prédio, procure trocar o elevador pelas escadas de vez em quando. Claro que se o andar em que você trabalha for muito alto, dificilmente você irá subir todos os lances de escada, mas só de descer do elevador alguns andares antes do seu já fará a diferença no seu gasto calórico diário e é necessário para dar aquela movimentada no corpo.
Outra coisa que pode fazer com que você ande um pouco a mais no trabalho é estacionar mais longe da porta de entrada e é justamente o que evitamos fazer na maioria das vezes. Procure as vagas mais distantes e a quantidade de passos que você dará diariamente aumentará bastante.
Não esqueça de se manter hidratado e, em vez de usar garrafas de água enormes, use as médias e aproveite as idas para encher a garrafa como uma oportunidade de andar um pouco. Essas curtas movimentações já fazem a diferença para alguém que só fica sentado. Essas pausas durante o dia melhoram a produtividade e o foco, além de movimentar o corpo.

 

Ideal é evitar ficar muitas horas seguidas sentado e incluir pequenos deslocamentos (Foto: Freepik)

 

Outro ponto importante é fazer pequenos alongamentos ao longo do expediente. Podem ser realizados na cadeira mesmo, mas dar uma boa espreguiçada, alongar os punhos e braços fazem a diferença. E se a sua empresa conta com programas de ginástica laboral, procure sempre participar. É um investimento que a empresa faz na saúde e qualidade de vida dos funcionários, por isso, aproveite!
Quando precisar falar com algum funcionário de outro setor, aproveite para ir até lá em vez de usar o telefone. Geralmente é bem mais fácil garantir a atenção de alguém falando pessoalmente e você ainda fará uma caminhada.
Essas ações podem parecer pequenas, mas, quando somadas em nosso dia a dia, acabam gerando mais qualidade de vida. Afinal, passamos muitas horas no ambiente de trabalho. Devemos tornar esse período o mais saudável possível, nossa saúde agradece!