Região:

min

max

Anuncie aqui

"Descobrindo" o beach tennis

Por Mariana Dias
(Atualizado em 20/09/2022 - 8h27)
Compartilhar

Eu não sou uma grande fã de esportes com bola. Nunca fui boa, sou bem descoordenada e tenho medo da bola, rs.

Mas quando começou essa super explosão das quadras de beach tennis, eu fiquei com muita vontade de experimentar. E olha, ainda bem que eu fui, porque eu adorei a experiência.

O beach tennis é uma modalidade que foi adaptada do tênis convencional. É praticado na areia, com raquetes específicas, uma bola que é similar à de tênis e rede. Esse esporte cresceu muito nos últimos anos. Quem ainda não joga, conhece alguém que joga e, geralmente, essas pessoas amam muito.

Eu fiz a minha aula em uma das inúmeras quadras que temos em minha cidade. Não precisei agendar e nem ter a raquete – que aluguei no mesmo local.

Fui com alguns amigos, jogamos por uma hora e meia e eu nem vi a hora passar. No início eu tive bastante dificuldade, errava todos os lances e estava mais correndo de um lado pro outro do que realmente jogando, rs. O legal é que depois de algum tempo eu já acertava algumas bolas e marcava alguns pontos. Estava longe de ser boa e também estava jogando com amadores, mas estava me exercitando e me divertindo muito.

Acho que esse é um ponto muito legal do beach tennis. Com um pouco de prática você já consegue sentir que está evoluindo e o treino é muito legal. O tempo passa voando! Fora que estar ao ar livre e em contato com a areia é uma delícia, né? Aquele clima de praia torna tudo mais gostoso.

Se a pessoa busca realmente evoluir, é sempre importante buscar auxílio profissional e aulas dedicadas, mas é possível praticar sem compromisso e se divertir bastante caso não seja o seu foco.

Gosto bastante também por ser um esporte em grupo. Eu amo poder me encontrar com os amigos para praticar exercícios. Durante a semana acabo fazendo mais atividades individuais, então é bom poder treinar com mais pessoas aos finais de semana. As inúmeras quadras da minha cidade são uma mistura de praia com barzinho. Adorei acabar o treino e poder tomar uma cervejinha gelada ali mesmo. Equilíbrio é tudo, né?

Além de tudo isso, a prática ainda traz inúmeros benefícios à saúde. Por exigir movimentação intensa e ser praticada em solo irregular, queima muitas calorias. Trabalha também todos os grupos musculares. As pernas são muito exigidas pois acaba-se correndo o tempo todo atrás da bola. Por ser praticado na areia o core é muito utilizado para manter o equilíbrio, e o impacto nas articulações é menor. E, obviamente, braços e ombros são muito utilizados devido a toda movimentação com a raquete. Ajuda a desenvolver ainda a coordenação motora e a aprender a tomar decisões de forma rápida.

Alguns cuidados são necessários para praticar com segurança. Use sempre roupas leves, mantenha-se hidratado e, se o treino acontecer durante o dia, não esqueça do filtro solar. Fora isso, é só aproveitar e se divertir sempre!

Bom jogo!

Coluna Bem Estar - Mariana Dias