Região:

min

max

Anuncie aqui

Dicas para dormir bem

Por Mariana Dias
(Atualizado em 03/08/2022 - 10h00)
Compartilhar

Todo mundo sabe que não dormir bem afeta muito a nossa qualidade de vida. Quando estamos dormindo mal ou pouco prejudicamos nosso sistema imunológico, afeta a nossa memória e concentração, desregula o apetite, reduz o metabolismo… Enfim, nossa saúde em geral fica bem prejudicada. Ter uma boa qualidade de sono colabora com as funções hormonais, auxilia na regulação emocional e descansados rendemos muito mais em todas as nossas atividades diárias.
Eu já passei por épocas em que tive bastante dificuldade para dormir e precisei aprender a lidar melhor com o meu sono. Com a nossa vida tão agitada é comum que ao deitarmos para dormir a mente simplesmente não quer desligar. Ou ainda acontece de dormirmos mas acordarmos durante a madrugada como se já fosse de manhã, com mil pensamentos na cabeça.

(Foto: Freepik)
Dormir pouco pode prejudicar a saúde (Foto: Freepik)

Algumas mudanças simples em nossa rotina podem nos auxiliar a ter noites de sono mais tranquilas. Para mim, um dos pontos mais importantes para dormir bem é praticar atividades físicas. Quando vamos dormir com a mente exausta, mas o corpo com muita energia, é difícil pegar no sono. E se for possível realizar a prática de exercícios pela manhã é ainda melhor. Porém, se as atividades físicas forem feitas pela noite, o ideal é dar um intervalo até a hora de deitar para que o corpo possa se acalmar e iniciar o processo de pegar no sono.
Outro ponto importante é cuidar da ingestão de cafeína durante o dia. Eu amo café e não fico sem beber, mas evito tomar após as 18 horas porque sei que atrapalha bastante meu sono. O horário de parar é bastante individual, tem pessoas que não sentem esse efeito, mas é bom fazer o teste e ver a partir de qual horário é melhor se controlar e evitar o cafezinho.

Preparar um ambiente silencioso, escuro e confortável ajuda a ter uma noite mais tranquil (Foto: Freepik)

O consumo excessivo de telas também prejudica o sono. Dessa forma, evite ficar rolando os feeds das redes sociais logo antes de dormir. Além da luz da tela, todas aquelas informações sendo absorvidas podem nos deixar mais agitados e ansiosos durante a noite.
Preparar um ambiente silencioso, escuro e confortável ajuda a ter uma noite mais tranquila. E evite usar a cama para tudo, o ideal é que seu corpo entenda que aquele lugar é para dormir e não para comer, estudar e trabalhar. Vai ficar bem mais fácil pegar no sono assim.
E ainda é bom não fazer refeições muito pesadas antes de dormir, tentar manter um horário regular de dormir e acordar (sim, mesmo aos finais de semana) e evitar compensar o sono atrasado tirando cochilos muito longos durante o dia.
Se mesmo com todas essas dicas o seu sono não estiver legal, é importante buscar ajuda profissional. Afinal dormir bem melhora muito o nosso humor, nos dá energia e disposição, por isso precisamos nos cuidar sempre para ter boas e tranquilas noites de sono.