Região:

min

max

Anuncie aqui

Os diferentes biotipos corporais

Por Mariana Dias
(Atualizado em 23/08/2022 - 13h59)
Compartilhar

Biotipo corporal é um termo usado para classificar os diferentes corpos existentes. Os biotipos são influenciados pela constituição óssea, metabolismo, massa muscular e quantidade de gordura. De acordo com essas características existem três biotipos: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo.

As pessoas com o biotipo corporal ectomorfo são aqueles que apresentam um corpo mais magro, ombros estreitos e membros compridos. Geralmente são pessoas que comem bastante e ainda assim tem dificuldade de ganhar peso devido ao seu metabolismo mais acelerado. O formato de corpo associado a esse biotipo é o corpo retângulo.

Já os endormorfos são o biotipo oposto. Quem se enquadra nesse biotipo são pessoas de baixa estatura, com o corpo mais arredondado e mais largo. Por terem um metabolismo mais lento geralmente possuem uma quantidade maior de gordura corporal acumulada.

Os mesomorfos são o biotipo que mesmo sem praticar atividade física com frequência possuem o corpo magro e musculoso.

Eles têm o tronco mais desenvolvido, pouca gordura abdominal e por terem o metabolismo mais rápido tem facilidade de ganhar massa muscular.

Cada um dos biotipos tem necessidades de atividades físicas e de alimentação diferentes, por isso, é importante entender de qual deles você mais se aproxima para adequar seu treino e dieta.

Nem sempre é fácil identificar apenas com imagens da internet, assim, para uma melhor avaliação, é sempre importante consultar um profissional de educação física. Ele poderá avaliar e indicar os melhores exercícios para seu biotipo e também de acordo com os resultados que você busca.

É importante também consultar um nutricionista, pois além da forma física, o biotipo corporal está relacionado com o metabolismo, dessa forma com uma dieta adequada, será mais fácil atingir os seus objetivos de maneira segura e saudável.
E independentemente de qualquer classificação, o essencial é nunca ficar parado, pois todo mundo só se beneficia de praticar exercícios físicos.

Sua qualidade de vida agradece!