Região:

min

max

Anuncie aqui

A esfiha virou hambúrguer

Num mercado hipercompetitivo como é o das redes de fast food, conquistar a atenção e o desejo dos consumidores não é uma tarefa simples

Por Victor Trujillo
(Atualizado em 03/06/2022 - 10h55)
Compartilhar

Num mercado hipercompetitivo como é o das redes de fast food, conquistar a atenção e o desejo dos consumidores não é uma tarefa simples. O appetite appeal é um gatilho importante que costuma funcionar, porém quando o hambúrguer da foto é muito mais suculento do que aquele que é servido teremos consumidores insatisfeitos (leia: Satisfação é o que o cliente diz que é) e a estratégia acaba criando o efeito contrário do pretendido.

Nesta semana o Habib´s lançou as novas opções de hambúrguer no cardápio, criação do renomado Junior Peto, da hamburgueria artesanal John’s Burger, uma das hamburguerias mais queridas de São Paulo.

O destaque do cardápio fica por conta dos novos Bib´sfiha cheddar burger e Bib´sfiha salad burger, os novos lanches que substituem o pão de hambúrguer da parte de cima por uma esfiha sabor 3 queijos. A combinação inusitada de esfiha com hambúrguer realmente mexeu com os consumidores. Impossível não experimentar. E impossível não comentar.

Enquanto estratégia de diferenciação, a novidade alcançou seu objetivo: os consumidores, surpreendidos com a novidade correram experimentar. Está aí um exemplo de inovação no cardápio que provoca experimentação e (muita) repercussão nas mídias sociais.

Como se trata de uma linha de hambúrgueres artesanais, os preços são distantes dos atuais R$2,88 das esfihas de carne (que marcaram os consumidores quando custavam vinte e poucos centavos).

Resta saber se a associação com a esfiha – sim, o lanche leva Bib´sfiha no nome – não puxa o “preço esperado” para baixo. Nesta hipótese os consumidores achariam caro os quase trinta e quatro reais do lanche e nem notariam que o hambúrguer é de 120g e o pão da base é de batata.

Se o Habib´s queria apenas chamar atenção para sua linha de hambúrgueres artesanais e disputar uma posição mais gourmet (que as suas esfihas, pizzas e beirutes deixaram escapar), a estratégia é um sucesso retumbante. Com o mix ampliado, a rede poderá pleitear uma fatia do mercado crescente de sanduba premium.

E você, vai querer provar a novidade?