Região:

min

max

Anuncie aqui

Internet 5G: nova banda será ativada em São Paulo na quinta-feira, diz Anatel

Por Fábio Devito
(Atualizado em 02/08/2022 - 13h02)
Compartilhar

A cidade de São Paulo deve ser uma das primeiras a receber o sinal 5G, nesta quinta-feira (4). De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a tecnologia que ainda está em fase de testes no Brasil deve chegar a 892 antenas instaladas na capital paulista.
A informação foi confirmada por Moisés Queiroz, conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) no Brasil, durante uma entrevista ao Estadão. De acordo com o executivo, o número de antenas autorizadas representa cerca de 20% do total de antenas 4G disponíveis na cidade.
Apesar do número baixo, quando comparado ao sinal 4G, as 892 antenas superam as expectativas das operadoras Tim, Vivo e Claro, que até então estimavam metade destes equipamentos transmitindo o 5G.
“As operadoras estão colocando quase o dobro das antenas exigidas pela Anatel nessa fase inicial. Isso é um indicativo de que a competição está alta e elas têm a intenção de ampliar a cobertura o mais rápido possível”, afirmou Queiroz.

Ajustes de banda

Ainda de acordo com a Gaispi, um dos desafios enfrentados pela expansão do 5G no Brasil está na faixa de banda de transmissão da rede. A nova tecnologia opera na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, frequência que antigamente cobria antenas parabólicas de TV, o que pode resultar na interferência de sinal dos aparelhos.
Segundo Queiroz, para iniciar o 5G em São Paulo, nas últimas semanas, foram instalados filtros em nas antenas de TV que migrarão a frequência da TV para outra banda.
O representante da Anatel também destacou que as 892 antenas do 5G estarão distribuídas em todas as regiões de São Paulo, cobrindo inclusive alguns municípios satélites, como a região do ABC, Osasco, Itapecerica da Serra, Guarulhos e Itaquaquecetuba. Apesar disso, a maior concentração das antenas ficará nas zonas oeste e sul da capital.
“Nesse começo, algumas regiões serão melhor atendidas, como a área central”, informou o conselheiro da Anatel.
Com a instalação das antenas, São Paulo se junta a Brasília, Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte como as primeiras cidades a operarem com a frequência 5G de 3,5Ghz no Brasil. De acordo com a Anatel, as próximas cidades a receber o sinal devem ser Goiânia (GO), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
A estimativa é que o prazo completo de instalação do 5G no Brasil se encerre em 2024 e não há previsão da chegada da tecnologia em cidades do interior.

O que é o 5G

O 5G trata-se da nova geração de redes móveis e de banda larga, uma tecnologia que inclui antenas com maior alcance e velocidade de transmissão de dados, operando em frequências superiores aos 3,5GHz.
Na prática, elas representam uma conexão mais estável e veloz aos aparelhos celulares, aproximando a internet sem fio dos dispositivos de uma experiência igual ou superior à banda larga residencial. De acordo com a Anatel, apesar da nova banda, as redes 3G e 4G continuarão funcionando normalmente no país.