Região:

min

max

Anuncie aqui

Sorocaba recebe evento para discutir tecnologia, inovação e solidariedade

Encontro debate tecnologia, inovação criatividade e transformação social; confira a programação

Por Fábio Devito
(Atualizado em 15/07/2022 - 15h55)
Compartilhar

Com a consolidação da cultura home office, a ideia de que é preciso estar nas capitais para trabalhar em grandes empresas ficou obsoleta. O interior de São Paulo está repleto de talentos. Para promover a integração destas pessoas, um grupo de profissionais promove a TEIA Sorocaba – uma comunidade que debate tecnologia, inovação, criatividade e transformação social na região.

Criada no final de 2019 pelo publicitário sorocabano Bruno Alves e pelo empresário Márcio Bertasso, a Teia Sorocaba é uma comunidade para debater o mercado de tecnologia e inovação, compartilhando conhecimentos e conectando profissionais para o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.

A ideia da dupla era promover encontros bimestrais, em que os próprios membros trariam palestras compartilhando os seus conhecimentos e a realidade de suas empresas.

O primeiro encontro aconteceu no início de 2020, mas acabou não tendo continuidade em decorrência da pandemia de Covid-19.

Retorno aos encontros e falas de inovação

De acordo com Bruno Alves, o convívio presencial era fundamental para a conexão dos profissionais, que poderiam aproveitar os momentos para descontrair e compartilhar interesses em comum. Agora, com o controle da pandemia e a retomada dos eventos presenciais, a dupla entendeu ser o momento ideal para retomar a iniciativa.

O publicitário diz que Sorocaba possui talentos que estão se destacando pelo Brasil e pelo mundo. “Foi por isso que o Teia surgiu, para dar espaço para estas pessoas compartilharem sua jornada e conhecimento com outras. São encontros periódicos com palestras e rodas de conversas, para que todos tenham espaço e possam fortalecer ainda mais o interior”, destaca.

O encontro de retomada seguirá com a ideia de trazer falas de membros da comunidade e contará com duas palestras:

  • “Storytelling com dados” – com o engenheiro de tecnologia do Nubank, Thiago Carvalho
  • “Persona e voz para marcas no meio digital” – com o jornalista e Copywriter da Deezer Brasil, Matheus Dantas.

De acordo com os organizadores, o convite aos profissionais é justamente para passar esta ideia que Sorocaba está sob os holofotes das grandes empresas, tendo em vista que ambos seguem morando no interior, mesmo trabalhando para companhias internacionais.

Nos próximos encontros, no entanto, a ideia é equilibrar estas participações com empresas locais que seguem no sentido oposto, prestando serviços para fora da cidade.

Entrada solidária

Além do desenvolvimento profissional, outro ponto importante para a Teia Sorocaba é a parte social. Por isto, os organizadores optaram um formato em que as palestras acontecerão mediante a entrada solidária.

Para participar do evento, é necessário se inscrever online, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 10 ou R$ 20. O dinheiro arrecadado será convertido em doações para uma instituição social escolhida pelo público do evento durante as palestras.

O Teia Sorocaba acontece na próxima quarta-feira (20), às 19h, no Galpão Duca, local onde está uma das unidades do Coworking Mofo WorkSpaces, além da loja de móveis e decoração My Mob – que também apoia a comunidade cedendo o espaço para a realização dos encontros.

A realização também conta com o apoio das empresas Hurb e RPNT Conteúdo Criativo.

De acordo com Bertasso, os coworkings tornaram-se pontos importantes de conexão de profissionais, cuja infraestrutura tem sido muito importante nessa retomada de comunidades e eventos.

Confira a programação completa:

Teia Sorocaba

Local: Galpão Duca – R. Duque de Caxias, 192 – Vila Leão, Sorocaba 

Horário: 19h

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/teia-sorocaba–encontro-2/1643811

Mais informações: https://www.instagram.com/teia.sorocaba/

 

Talks:

📣 Storytelling com dados

O nosso trabalho, cada vez mais, exige que comprovemos resultados com dados. Seguimos com o projeto A ou B? Vale mais investir na estratégia X ou Y? É muito fácil converter uma tabela no Google Sheets em um gráfico colorido (basta um clique), mas será que essa visualização conta a história que está por trás dos nossos dados? Vamos explorar pequenas mudanças que podemos fazer par ajudar parceiros, clientes e stakeholders na compreensão da mensagem.

Com quem: Thiago Carvalho lidera o time de Technical Leanring do Nubank e é Sócio da RPNT Conteúdo Criativo. Já liderou times de engenharia em startups e empresas consolidadas no Brasil e na Europa.

📣 Persona e voz para marcas no meio digital

A construção, presença e voz de uma marca, especialmente no ambiente digital, pede que haja consistência no tom, posicionamentos críveis e horizontalidade no diálogo com os consumidores. A jornada de consumo do seu produto ganha ferramentas indispensáveis quando um caminho bem desenhado é definido e seguindo de maneira planejada. Em um cenário imprevisível, nada melhor que ter certeza do que se é, ou se vende, para que decisões e oportunidades únicas sejam tomadas gerando o impacto mais positivo possível.

Com quem: Matheus Dantas é jornalista e Creative Copywriter na Deezer Brasil, responsável pela tropicalização do tom de voz e a localização de conteúdos da marca no país.