Atualização do WhatsApp inclui reações, grupos maiores e problemas de conexão
Atualização liberou novos recursos, mas, em compensação, a versão web piorou
O WhatsApp liberou uma importante atualização para o seu app de mensagens. Entre as novidades, o pacote de atualização do Whatsapp inclui reações de emoji nas mensagens recebidas, a expansão de grupos para até 512 usuários e compartilhamento de arquivos de até 2 GB.
De acordo com o WhatsApp, o recurso foi lançado inicialmente para alguns usuários em fase de testes, mas está disponível para o grande público desde o dia 5 de maio. No entanto, alguns estão se queixando que ainda não receberam a atualização nos seus aparelhos.
No caso de usuários do iPhone que tiverem a versão mais recente do iOS instalada (15.4.1), a atualização acontecerá automaticamente, mas também pode ser baixada manualmente ao acessar à página do aplicativo na App Store. Verifique se a versão instalada é a 22.9.76, esta informação estará disponível na descrição do app.
Já a disponibilidade para usuários Android pode variar de acordo com a versão do sistema operacional e da interface adotada por cada fabricante. De acordo com os desenvolvedores, os novos recursos estão disponíveis para aparelhos com Android 4.1 ou superiores, a partir da versão 2.22.9.78.
Alternativas à atualização
O ideal é que os usuários Android que ainda não receberam aos novos recursos esperem pela atualização do fabricante. A demora pode estar relacionada a compatibilidade dos modelos e aprimoramentos de segurança. No entanto, também é possível baixar a versão APK do aplicativo diretamente do site oficial da empresa.
APKs são os arquivos de aplicações do Android baixados fora do ambiente da Google Store. Eles não possuem os critérios de segurança do Google e nem sempre estão otimizados para as características do seu aparelho. Na dúvida, instale com cautela.
Para instalá-lo, o usuário deve ir até as configurações do aparelho, clicar em “Apps e Notificações”, “Acesso especial a apps” e selecionar a opção “Instalar apps desconhecidos”. Em seguida, deve efetuar o download do app diretamente no seu smartphone e acessá-lo pela pasta de gerenciamento de arquivos do Android para executar a instalação.
O app pode ser desinstalado e substituído normalmente pela versão da Google Play a qualquer momento.
Recursos atrasados
Um dos recursos que mais eram aguardados pelos usuários é a reação das mensagens. Com a nova atualização, você pode reagir a uma determinada fala da conversa clicando sobre a mensagem recebida, escolhendo um emoji específico para representar uma emoção do que foi falado.
A função não é exatamente uma novidade e já figurava entre outros aplicativos da concorrência, como o Telegram e até outros produtos da Meta – empresa proprietária do WhatsApp – como os aplicativos de mensagens do Facebook e do Instagram.
Além disso, outro recurso considerado polêmico na nova atualização é o aumento na capacidade de membros por grupos, passando de 100 para 512. De acordo com o WhatsApp, esta função não será disponibilizada para todos e, por enquanto, será restrita a alguns mercados por um período de testes.
O medo da plataforma é que o recurso aumente a propagação de fake news e de outras mensagens delicadas no serviço, algo pelo qual a empresa pode ser responsabilizada, principalmente se envolver mensagens de cunho de propaganda política durante as eleições presidenciais de 2022.
Em nota, a empresa destacou:
“Conforme já informado, com base exclusivamente em nossa estratégia de longo prazo para o Brasil, esta funcionalidade só será implementada após ser testada em outros mercados, de acordo com o calendário já divulgado para as Comunidades no WhatsApp.”
Problemas com o WhatsApp Web
Além da atualização para smartphones, o WhatsApp também liberou uma grande atualização para a versão web do seu mensageiro. Entre as novidades, o pacote acrescentou a possibilidade de os usuários estarem logados em mais de um computador ao mesmo tempo, além de não precisarem mais que o smartphone esteja ligado para enviar mensagens no serviço.
Apesar das mudanças, diversos usuários estão relatando problemas, alegando que o serviço piorou com a atualização. Entre as reclamações mais frequentes está a demora no tempo de login do serviço, podendo variar de 1 até 3 minutos, além de falhas no histórico das conversas.
Em alguns casos, se o usuário utilizar a mesma conta em mais de um computador, o que foi enviado em um computador não aparecerá no chat do outro dispositivo. Em nota, o WhatsApp declarou que estes problemas já foram identificados e que uma nova atualização deve ser lançada para corrigir os erros em breve.
Leia também
Ver mais
Veja como proteger seu smartphone contra fraudes

WhatsApp libera reações e grupos maiores
