Saiba como escolher a sua cortina
Um item importante na decoração é a cortina! Ela é uma das últimas coisas a serem decididas, mas não menos importante! Para mim, é a “cereja do bolo”, e merece alguns cuidados na hora da escolha.
Além de deixar o ambiente mais elegante, ela tem um objetivo funcional: trazer conforto térmico, proteger os móveis contra os raios solares, controlar a luminosidade natural e por aí vai.
O principal a ser pensado antes de investir na sua cortina é entender qual a necessidade daquele espaço que ela estará inserida.
Por exemplo: se um quarto precisa que ela bloqueie por completo a luminosidade, então escolha um modelo “blackout”. Visto isso, em seguida, você irá decidir qual modelo se encaixa a sua decoração: de tecido ou tipo persiana?
As modelos persianas podem ser de madeira, alumínio ou ainda tecido! A verdade é que no mercado existem muitas opções e você deve escolher aquele que melhor combinar com o seu estilo.
Eu gosto muito de mesclar as duas opções. Por exemplo, numa sala de estar onde o sol esteja incomodando muito, eu posso usar uma persiana que bloqueie a entrada da luz dele no momento de maior incômodo, mas também colocar uma cortina de tecido pra deixar o espaço elegante.
Outro detalhe importante a ser pensado depois que você já definiu o modelo, é qual a medida correta?!
O ideal é que a cortina de tecido vá até o chão (parando uns 2cm antes para não ficar arrastando), assim ela alonga o ambiente! Ela também deve ultrapassar de cada lado da janela em torno de 15 a 20 cm para que não fique tão justinha no espaço e a luminosidade não passe pelos cantos.
Separei aqui uma ilustração pra você usar quando for procurar a sua cortina e não errar nessas medidas! E, claro, também separei algumas inspirações…
E aí, pronto pra ir em busca da sua cortina?
Galeria de Imagens
Leia também
Ver mais
Como escolher o estofado da sua casa

Bia Julio dá dica de decoração especial
