Região:

min

max

Anuncie aqui

Carreira do futuro: confira três dicas para começar uma profissão

Por Sandro Vidotto
(Atualizado em 22/08/2022 - 9h49)
Compartilhar

Eu procuro trazer sempre para este encontro semanal algum assunto que faça parte de uma questão trazida pelos meus alunos, nas palestras ou com empresários. O tema que não quer se calar está sempre presente nesses bate-papos é: carreira do futuro.

Isso é uma preocupação bastante importante, relevante. E, sobretudo, para aqueles que estão começando uma carreira profissional.

Se eu estivesse iniciando uma carreira profissional hoje, se eu estivesse escolhendo um curso universitário, eu apostaria as minhas fichas em três coisas:

1 – Boa formação técnica

Nós precisamos de uma formação técnica. Não só de uma formação específica, não basta só a generalização, é preciso que a gente saiba ser bom em alguma coisa.

É preciso que a gente saiba responder a pergunta: qual problema que eu resolvo na minha profissão?

É ter o domínio de um ferramental da minha formação, seja ela qual for.

2 – Competências comportamentais

Um assunto importante para o recrutamento para uma empresa é a competência comportamental, aquelas que chamamos de soft skills.

É a capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo, é a capacidade de liderança, é a capacidade criativa e, também, comunicação.

Na minha vida empresarial eu tenho visto cada vez mais o empresário dizendo: ‘meu pessoal não sabe se comunicar. ’

3 – Incorporar o pensamento computacional

Se torna cada dia mais relevante o incorporar do pensamento computacional, incorporar isso na sua área de formação.

A gente vê muitas notícias dizendo da falta de profissionais da área de tecnologia e da área de sistemas. Mas não é só lá que está faltando o profissional.

Nós estamos verificando a falta também do profissional das mais diversas áreas que não têm essa interação com a tecnologia.

Então, o terceiro ponto é entender e poder usar os benefícios da tecnologia da informação, da informática, na minha área de formação.

 

Os comentários estão desativados.