Cavaleiro da Lua é a série menos heroica da Marvel
Com seis episódios, a série do Disney Plus traz uma nova visão sobre seus heróis
Anunciado no início da pandemia em 2020, Cavaleiro da Lua, da Marvel, teve seu último episódio no último dia 4, fechando a primeira temporada (e ao que tudo indica, a única), que traz um dos personagens mais obscuros da Marvel.
Com um elenco de peso, como Oscar Isaac, Ethan Hawke, May Calamawy, tem em sua sinopse:
A trama acompanha Steven Grant (Oscar Isaac), que trabalha em uma loja de presentes no British Museum. Sofre com constantes “apagões” e tem memórias que parecem ser de outra pessoa. Perseguido por Arthur Harrow (Ethan Hawke), seguidor da deusa Ammit, ele descobre que sofre com transtorno dissociativo de personalidade e que uma delas, Marc, é um ex-mercenário que aceitou se tornar o avatar do Deus da Lua, Khonshu.
Mitologia Egípcia na Marvel
Ao contrário das outras produções, como WandaVision, Loki, Falcão e o Soldado Invernal e Gavião Arqueiro, aqui temos um outro olhar sobre o universo da Marvel.
O Cavaleiro da Lua se afasta do universo MCU para criar sua própria mitologia, sem amarras com temas relacionados a Vingadores ou efeito Thanos. Tudo isso se torna irrelevante, pois para o contexto desta história não interfere ou não é impactado com aparentemente nada do histórico da Marvel.
E isso é muito bom, temos aqui uma possibilidade de um novo material, que se sustente sozinho, que vai desde uma exploração da mitologia egípcia até de temas psicoemocionais. Que aliás, é o ponto mais alto da série.
Como parte desse universo, temos algumas citações de deuses como: Hórus, o Deus dos céus, Ísis, a Deusa da magia, Tefnut, a Deusa leoa da umidade, Osíris, o Deus da fertilidade e Hathor, Deusa do amor.
Essa mistura de elementos mitológicos com a fantasia da Marvel só agrega, carrega uma sensação de frescor, de algo novo, para um universo estabelecido desde 2008, entre filmes e séries se torna um ótimo caminho para a Marvel seguir com suas séries no Disney Plus.
Oscar Isaac² e um clima road movie
Além de protagonista, ou protagonistas (que é um dos pontos fortes da série), Oscar Isaac assume a produção e faz parte da linha de frente.
A série nada mais é que terapia em forma de road movie, com a premissa de um filme em que os protagonistas saem pela estrada, ou em viagem sem rumo, em busca de aventura, e o que segue simboliza, através de variados encontros e experiências, um caminho para o autoconhecimento e aceitação.
Como duas pessoas em uma jornada juntas, que precisam aprender a conviver e aceitar o lado bom e ruim dentro de suas perspectivas.
O Cavaleiro da Lua é bom, é diferente, talvez cause uma estranheza pela falta de cenas de ação heroicas, mas traz uma nova visão sobre o que é ser “herói da Marvel”. Deixa questões em aberto e, ao que tudo indica, terá espaço em outras adaptações do MCU.
Os seis episódios estão no catálogo do Disney Plus.
Leia também
Ver mais
O Homem do Norte

Filmes para celebrar o Dia do Orgulho Nerd
