Região:

min

max

Anuncie aqui

Filmes para celebrar o Dia do Orgulho Nerd

O dia 25 de maio ficou marcado como o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha. Mas, afinal, de onde isso veio e o que significa?

Por Gabriel Candido
(Atualizado em 25/05/2022 - 10h24)
Compartilhar

No final da década de 70, uma série de livros publicados que mudaria o conceito de “ser nerd”. Estamos falando do livro O Guia do Mochileiros das Galáxias, de Douglas Adams. Nesta mesma data, em 1977, foi lançado oficialmente o primeiro filme da saga de Star Wars.

Até os anos 90 ser nerd era considerado um insulto, provocação ou até mesmo uma maneira pejorativa de criticar alguém que não se encaixava dentro de um contexto, muitas vezes nas escolas, era fora do padrão.

Douglas Adams, autor do Guia do Mochileiro das Galáxias

 

No início dos anos 2000, no entanto, ocorre a massificação das adaptações de quadrinhos nos cinemas. Temos o primeiro filme do X-Men, de Bryan Singer, e Homem Aranha, de Sam Raimi, em 2002, além do alvoroço gigantesco provocado pela volta de Star Wars, com Ameaça Fantasma, de 1999. Também foi a década em que Peter Jackson deu vida, finalmente, a uma das sagas mais premiadas do cinema: Senhor dos Anéis.

Com essa virada da cultura pop, o nerd, que na época era visto como diferente, passa a se sentir mais representado, pois seu modo de vida e seus gostos começam a ser apresentados para todos, e por fim, sua “redenção” perante uma sociedade.

Com a somatória desses fatores, o dia 25 de maio foi intitulado como o dia para se comemorar o Orgulho Nerd. A data, que foi escolhida de forma quase aleatória, faz jus ao seu criador, Douglas Adams.

Douglas Adams e o Dia da Toalha

Para os fãs de O Guia dos Mochileiros das Galáxias o dia 25 de maio tem um gosto especial, afinal, ele também é uma celebração sobre o Dia da Toalha.

Existe uma longa explicação para isso. O escritor nasceu no dia 11 de março de 1952 e faleceu em 11 de maio de 2001, e em sua obra estabelece que o item mais importante para se ter em mãos em qualquer universo é uma toalha.

O que isso significa? Absolutamente nada. Douglas Adams gostava de brincar com a aleatoriedade com tons de ironia em suas histórias. Tanto que ele descreveu o “Gerador de Improbabilidade Infinita” dentro de suas obras.

Algumas das funções da toalha, segundo o Guia do Mochileiro das Galáxias:

“Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode se deitar sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; enrolá-la em torno da cabeça para se proteger de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal; e, naturalmente, pode usá-la para se enxugar caso ainda esteja razoavelmente limpa.”

A escolha do dia 25 de maio parece ter sido uma mera ansiedade e celebração dos fãs, que não queriam esperar 42 dias após a morte de Adams para celebrar sua vida. O lance sobre o número 42 também tem uma explicação e também envolve O Guia do Mochileiro das Galáxias: é o número que o computador deu como resposta para a “pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo mais”.

Além de tudo isso, também calhou de ser a data de lançamento do primeiro Star Wars. Ufa!

Enfim, o dia da Toalha com o Dia do Orgulho Nerd, no fundo, é uma grande piada interna que os Nerds criaram para se estabelecer como grupo, afinal, para quem passou anos sendo excluído, nada mais justo que a criação, através de uma piada interna, uma data para celebrar.

10 Filmes para celebrar o Dia do Orgulho Nerd

Existe uma série de filmes e séries para a ocasião, mas decidi filtrar em um formato de Top 10, para indicar, caso você ainda não tenha sido impactado por nenhum deles. O que vale é a celebração com boas histórias.

10. Superman – O Filme (1978)

“Você vai acreditar que o homem pode voar”, slogan da primeira grande adaptação de quadrinhos no cinema. Dirigido por Richard Donner, estrelado por Christopher Reeve e com o tema icônico de John Williams, Superman: O Filme é considerado o pai dos filmes de heróis.

Dia do Orgulho Nerd

 

9. Os Goonies (1985)

Richard Donner mais uma vez na lista, agora fazendo uma dobradinha com Spielberg. O filme conta a história de um grupo de crianças que vão se aventurar em busca do tesouro pirata de Willy Caolho.

8. Matrix (1999)

Dirigido pelas irmãs Wachowski, protagonizado por Keanu Reeves, o filme bebe da fonte da vários clássicos da ficção científica, traz uma realidade futurista, além de ser um ótimo de filme de ação até hoje. Pena que suas continuações nunca conseguiram atingir um patamar igual ao original.

Dia do Orgulho Nerd

 

7. Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

Primeiro filme da saga Star Trek, dirigido por Robert Wise e estrelado pelos protagonistas da série de televisão: William Shatner e Leonard Nimoy. É um filme bem datado para os dias atuais, mas vale a pena celebrar uma das maiores sagas da cultura pop.

6. Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982)

Baseado no livro “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?” de Philip K. Dick. Com Ridley Scott na direção, traz um filme que sofreu através dos anos inúmeras versões e que na época foi injustiçado e quase esquecido. Hoje é um clássico cult. Estrelado por Harrison Ford e com uma trilha sonora genial composta pelo Vangelis, o filme é uma celebração sobre o mundo Cyberpunk.

*É um dos meus filmes favoritos.

Dia do Orgulho Nerd

 

5. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Em uma lista para celebrar o dia Nerd com a cultura pop, seria um absurdo não incluir o primeiro filme da saga Harry Potter. Dirigido por Chris Columbus, o filme é o grande responsável por apresentar e celebrar o universo de J. K. Rowling nos cinemas.

4. Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Assim como na posição anterior, a Sociedade do Anel foi a primeira porta de entrada para quem não conhecia o universo de J. R. R. Tolkien. O filme dirigido por Peter Jackson foi um sucesso, tanto comercial, como em premiações.

3. Star Wars: Uma Nova Esperança (1977)

Guerra nas Estrelas – sim, esse era o nome da primeira versão de Star Wars no Brasil até os lançamentos da trilogia prequel e a unificação da saga. O primeiro filme a ser lançado, e hoje, mesmo sendo intitulado como “Episódio IV”, foi o primeiro filme da saga criada pelo George Lucas que misturou todas as suas referências, da literatura Pulp (que anos mais tarde foi a grande inspiração para Indiana Jones) até as obras da mitologia Samurai, para criar um universo gigantesco.

Dia do Orgulho Nerd

 

2. De Volta para o Futuro (1985)

“Estradas? Para onde vamos não precisamos de estradas”. Dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, o filme é uma celebração da cultura nerd. Fala sobre viagens no tempo com um tom aventuresco e que continua divertido até hoje. Deveria ficar em primeiro lugar, mas…

Dia do Orgulho Nerd

 

1. O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)

O que? O Colunista está louco! Antes de explicar a primeira colocação, vale aqui uma menção a vários filmes nerds: Caça Fantasmas, Akira, Batman (1989), Tron, Mad Max e toda a saga de MCU no cinema.

Dia do Orgulho Nerd

 

A primeira colocação fica com esse filme, que na real, nem é tão bom assim e que nem fez tanto sucesso comercial. Afinal, as continuações até hoje nunca saíram do papel e os fãs de Douglas Adams continuam na espera de uma nova adaptação das suas obras.

O filme tem alguns pontos legais, afinal, ele lançou o ator Martin Freeman para o mundo, e sim, é um filme bacana e nada mais justo que celebrar o Dia da Toalha, com a adaptação do primeiro livro de toda a saga que nos fez chegar até aqui.

“Nunca vá a lugar nenhum sem a sua toalha.”

Feliz Dia da Toalha!

Leia também

Ver mais