Região:

min

max

Anuncie aqui

Spencer

Por Gabriel Candido
(Atualizado em 15/07/2022 - 8h25)
Compartilhar

O filme Spencer acabou de entrar no catálogo do Prime Video e finalmente tive a curiosidade de assistir. No geral, o filme é muito bom, mas com algumas/ muitas ressalvas.

Dirigido pelo chileno Pablo Larraín, que tem em seu currículo filmes como O Clube (2015) e Jackie (2016), conta um pouco sobre a conturbada vida da Diana, Princesa de Gales, através da atuação de Kristen Stewart.

O filme retrata o período de crise no casamento de Lady Di com o príncipe Charles. Embora os rumores de casos e divórcio sejam abundantes, a paz reina nas festividades de Natal na propriedade de Sandringham. Há comida, bebida, tiro e caça. Diana conhece o jogo, mas este ano as coisas serão muito diferentes. Spencer conta a história do que aconteceu durante aqueles dias decisivos.

Um dos focos principais do filme é a aclamada atuação de Kristen. Ela traz um tom melancólico, triste e introspectivo. Até pelo fato do período quando Diana estava se sentindo pressionada dentro de uma família importante e tradicional inglesa.

Algumas curiosidades que valem a pena, como a personagem Maggie, interpretada pela excelente Sally Hawkins, que foi inspirada em uma pessoa real e que para a adaptação pediu anonimato.

Stewart revelou que não sente orgulho de alguns filmes dos quais participou, (já sabemos quais ela estava falando). No entanto, com Spencer é diferente. A atriz disse que o longa “é a melhor coisa que já fez.” Enquanto filmava, revelou que nunca se sentiu tão viva. O que é irônico, afinal, naquele período Diana estava cada vez mais se sentindo invisível perante a família real.

O filme foi gravado durante a pandemia, o que é perceptível em alguns momentos. As gravações começaram no final de janeiro de 2021 e terminaram em abril.

A trilha sonora é pesada, alta e propositalmente incômoda, ela traz traços da nobreza, mas com certa estranheza, afinal, era assim que a Diana se sentia. Composta por Jonny Greenwood, que já tem em seu histórico filmes como Licorice Pizza, Trama Fantasma e já o citado aqui Ataque dos Cães.

Premiações

Tendo sido exibido pela primeira vez no Festival de Veneza em setembro de 2021, o longa estava programado para estrear nas salas brasileiras no final de novembro do ano passado. Então, por conta do aumento dos casos de Covid ao redor do mundo, acabou tendo sua estreia adiada e agora em julho está disponível pelas plataformas de streaming.

Em sua estreia mundial, no Festival de Venice, ‘Spencer’ recebeu três minutos ininterruptos de aplausos da plateia e uma série de indicações em premiações importantes: Oscar de Melhor Atriz, Leão de Ouro, Critics Choice Award – Melhor Atriz, Festival de Veneza – Prêmio Especial do Júri, Prêmio Globo de Ouro – Melhor Atriz em Filme Dramático etc…

Spencer é um auto retrato de uma pessoa que sofre internamente abusos de inúmeras maneiras e que não consegue ou não pode externar isso da maneira que precisa, assim, ela cada vez mais machuca seu próprio corpo e mente. A história da Diana é triste, trágica e repleta de contestações históricas. O filme vale como uma reflexão de uma história de uma princesa que, ao contrário do que acontece nos contos infantis, vive triste e envolvida em uma situação que não merecia. Buscando sua liberdade, retratada no filme, com uma analogia do carro, no início e no fim.

O filme pode causar um pouco de tédio para quem não está acostumado, pode ser um pouco “parado”, o que é proposital, mas vale muito, principalmente pela atuação da Kristen.

Spencer está no catálogo do Prime Video.