Star Wars Day: May the 4th be with you
Entenda a data especial considerado um feriado entre os fãs de Star Wars
O dia 4 de maio é comemorado como o Star Wars Day, o Dia de Star Wars. Mas por quê? A gente explica.
O primeiro filme da trilogia original de Star Wars foi lançado no dia 25 de maio de 1977, e esse termo foi usado pela primeira vez em 04 de maio de 1979, quando Margaret Thatcher foi eleita primeira-ministra do Reino Unido. Seu partido colocou uma placa em seus carros com os dizeres: “May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations”. (“Que a Força esteja com você, Maggie”)
Para entender como surgiu o Star Wars Day é preciso pensar no idioma inglês. A frase mais marcante da saga Star Wars é “May the Force be with you” (Que a Força esteja com você). O “May the fourth” faz uma brincadeira com a sonoridade de “force” e “fourth” (quarto, de quarto dia).
Mesmo que o feriado não tenha sido de fato criado ou declarado pela Lucasfilm, muitos fãs ao redor do mundo celebram a data. A Disney comprou a Lucasfilm incluindo os direitos de Star Wars no fim de 2012 e, desde 2013, The Walt Disney Company declarou oficialmente o feriado com diversos eventos e festividades de Star Wars na Disneyland e Walt Disney World.
MAY THE 4TH BE WITH YOU, Jovem Padawan!
E para você que não conhece nada sobre Star Wars, e não faz ideia de quando e por onde começar, afinal, estamos falando de uma saga que começou lá em 1977 e que perdura até hoje. Com filmes e séries que não seguem uma ordem cronológica de lançamento e fica a pergunta: “Afinal, por onde eu começo?”
Alguns especialistas de longa data defendem que o ideal é acompanhar na ordem numérica: Episódios I, II, III, IV, V…
Eu discordo! O ideal é você acompanhar os filmes na ordem de lançamento, afinal, cada trilogia foi realizada de acordo com a sua época. Isso significa que cada uma possui sua peculiaridade de seu tempo. Seja nos efeitos, roteiro, personagens e talvez seja exatamente por isso que a Saga de Star Wars consegue manter tantas gerações de fãs pelo mundo.
No cinema, temos nove filmes da saga principal e dois filmes com histórias paralelas, desconsiderando “Caravana da Coragem” e “Ewoks: The Battle for Endor” que eu prefiro acreditar que foi um delírio coletivo de George Lucas.
Já na televisão e streaming, Star Wars está consolidada nas séries animadas (Clone Wars e Rebels), além de outras menores. Recentemente a Disney Plus tem investido pesado nas séries “Mandaloriano” e o recém lançado “O Livro de Boba Fett”. E estamos na expectativa do lançamento da série do Obi-Wan Kenobi, sendo um dos personagens mais queridos pelos fãs.
Na literatura, os principais livros que fazem parte do cânone da saga são: Legado de Sangue, Tarkin e Um Novo Amanhecer. Fora os inúmeros livros que são considerados “Legends”, que significa que são obras paralelas do universo, mas que não fazem parte da história original.
E claro, com um saga tão forte comercialmente falando, que Star Wars estaria presente no universo de games, mas posso citar alguns principais jogos da franquia como: Fallen Order, Knights of the Old Republic (Clássico da época de Windows XP), Battlefront e um que eu guardo no coração com muita nostalgia: Star Wars Episode I: Racer.
Um ponto que vale ressaltar é a importância da trilha sonora composta pelo maestro John Williams, que se tornou uma das mais marcantes do cinema.
Ordem dos filmes
Deixo claro que o cada um assiste da maneira que quiser. Cada um possui sua experiência e sua identificação com a história e personagens. Mas, novamente, eu defendo que o ideal, para começar, é assistir na ordem de lançamento.
Comece pela saga clássica:
● Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), George Lucas;
● Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980), Irvin Kershner;
● Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983), Richard Marquand.
Gostou? Quer mais? Vamos para a saga “Prequel”:
● Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), George Lucas;
● Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002), George Lucas;
● Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005), George Lucas.
Me apaixonei, quero mais! Trilogia Disney:
● Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015), J. J. Abrams;
● Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017), Rian Johnson;
● Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019), J. J. Abrams.
Virei Fã, quero conhecer mais deste universo:
● Rogue One: Uma História Star Wars (2016), Gareth Edwards;
● Solo: Uma História Star Wars (2018), Ron Howard;
● Série | O Mandaloriano (2019), Disney Plus;
● Série | O Livro de Boba Fett (2022), Disney Plus;
● Animação | The Clone Wars, 2008, Disney Plus;
● Animação | Rebels, 2014, Disney Plus.
* Existe um documentário produzido pela Lucasfilm, dirigido por Edith Becker e Kevin Burns chamado “Império dos Sonhos: A História da Trilogia Star Wars”. Ele documenta a formação da trilogia Star Wars original, vale muito a pena para quem gosta de acompanhar a criação de universos e principalmente, a dificuldade que George Lucas teve para convencer a Fox para o lançamento e apostar numa aventura em uma época complicada no cinema.

Legado
Desde 1977, Star Wars vem em uma crescente de conteúdo que passa por gerações, com filmes, quadrinhos, games e comportamento. Afinal, apesar de ser uma ficção sobre naves e sabres de luz, existe um contexto muito pessoal, como a Jornada do Herói (Monomito), que é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o escritor e mitologista Joseph Campbell.
George Lucas teve a sensibilidade de juntar histórias e referências sobre mitos e ficção para criar um universo tão poderoso comercialmente que, mesmo depois de tantos anos, continua super relevante para a indústria e sua influência vai perdurar por muitas galáxias, mesmo, tão tão distante…
Todo o conteúdo audiovisual (filmes, séries e documentários) sobre Star Wars está disponível no catálogo da Disney Plus.
Um bom Star Wars Day para você!
May the 4th be with you.
Leia também
Ver mais
O Homem do Norte

Filmes para celebrar o Dia do Orgulho Nerd
