Região:

min

max

Anuncie aqui

Stranger Things 4: Volume 2

Segunda parte da quarta temporada fecha o arco dramático criado desde o início e deixa o caminho pronto para a quinta e última temporada

Por Gabriel Candido
(Atualizado em 04/07/2022 - 15h48)
Compartilhar

Pela primeira vez a Netflix cria um espaçamento entre os episódios em Stranger Things. Na última sexta-feira (1º) saíram os dois últimos episódios da temporada, o último com mais de duas horas. E se você ainda não leu, falamos aqui sobre o Volume 1.

SPOILERS A SEGUIR

O episódio começa exatamente no mesmo ponto que terminou o episódio anterior, acelera o ritmo e entrega todas as respostas para as perguntas que foram deixadas.

Fecharam todos os pontos que ficaram abertos da primeira parte e mostraram de fato as grandes consequências de tudo que aconteceu. Um dos pontos mais interessantes da quarta temporada foi a divisão dos elencos, distribuindo as narrativas em espaços diferentes. O núcleo de Hawkins foi o mais destacado, principalmente pela, enfim, derrota do Vecna. O núcleo da Rússia continua o mais fraco, mostra que a decisão de trazer Hopper de volta não foi uma boa ideia. Vale pontuar a volta de um protagonismo do Will, que, enfim, voltou a ter um espaço na história.

É inegável que o investimento pesado na série seria mostrado visualmente, e Stranger Things nunca esteve tão bonito e cheio de ação. O embate entre Eleven e Vecna é bem interessante e, por fim, carrega um fator emocional forte em seu final.

Pela primeira vez desde a primeira temporada, vários personagens correm de fato perigos reais, e em muitos momentos fica a sensação de que algum personagem querido vai morrer. Apesar das cenas tristes e pesadas no final, nada muito surpreendente.

Por outro lado, a série ainda não consegue criar a coragem de ir até o final com as consequências, e mais uma vez, fica a sensação do quase.

A temporada se encerra com um desfecho grande e que finalmente, mostra a cidade de Hawkins carregando os prejuízos de tudo o que acontece. Isso era algo que sempre me incomodava, por exemplo, na temporada anterior, onde uma base Russa estava debaixo do shopping da cidade, um monstro perseguiu os personagens no carro e NINGUÉM DA CIDADE viu ou ficou sabendo. Agora, finalmente, a cidade se torna parte da história e suas consequências.

Volume 2 termina com a sensação de que tudo foi prolongado demais. Apesar do carisma dos personagens e da nossa conexão com eles, o episódio final trouxe uma certa exaustão e repetição dos diálogos e cenas.

Quinta e última temporada

A quinta temporada já está oficializada pela Netflix desde fevereiro de 2022. Antes até da quarta temporada ser lançada, visto que a encomenda foi dita como a última para a série. Matt e Ross Duffer divulgaram uma carta aos fãs do programa confirmando também que o quinto ano será o último da série.

“Há 7 anos, planejamos o arco completo da história de Stranger Things. Na época, prevíamos que a história duraria de quatro a cinco temporadas. – agora estamos nos aproximando do nosso final. A 4ª temporada será a penúltima temporada; a 5ª temporada será a última.

O mundo de Stranger Things ainda tem muitas emoções pela frente: novos mistérios, novas aventuras e novos heróis inesperados. Mas, por enquanto, esperamos que vocês continuem acompanhando essa história de uma menina poderosa chamada Onze e seus amigos corajosos, um policial deprimido, e uma mãe cheia de coragem, uma cidadezinha chamada Hawkins e uma dimensão alternativa conhecida como Mundo Invertido. Como sempre, agradecemos o apoio e a paciência de vocês.”