Região:

min

max

Anuncie aqui

As diversas fases da vida

Por Padre Beto
(Atualizado em 23/09/2022 - 8h12)
Compartilhar

A vida busca sempre expansão, reprodução, elevação e, por último, a superação da mortalidade. A vida humana não foge à regra.

Nós, seres humanos, fazemos de nossa vida um desenvolvimento, ou seja, um processo de constantes conquistas e realizações em busca de um estágio melhor de vida.

Neste processo, nos encontramos quase sempre em conflito com nosso meio ambiente que nos impõe obstáculos e limites. Na busca de aumentarmos ou prolongarmos os momentos felizes, somos levados a superar os obstáculos e ultrapassar os limites do cotidiano.

Sem dúvida alguma, muitos se acostumam com os problemas que possuem e se conformam com a vida. Mas, no fundo, o ser humano possui a vocação de se libertar da mediocridade e crescer.

Neste movimento em busca de desenvolvimento acabamos dividindo nossa caminhada em fases. A nossa vida é única. Porém, ao dividi-la em etapas, ganhamos a nítida impressão de que ela não é estática.

Entender a vida em fases é o mesmo que admitirmos o nosso crescimento, a nossa luta contra a estagnação. Uma fase da vida expressa um estágio de nossa caminhada que possui determinadas características, determinado clima ou é marcado por um determinado acontecimento.

A chamada primeira fase de nossa vida (infância) é vital; nela, o ser humano vive seus primeiros contatos com o mundo e com os adultos que o acompanham.

Apesar de não saber ler ou escrever, a criança compreenderá cada gesto e cada emoção emanados pelos outros seres humanos. A primeira impressão da vida marcará a forma do ser humano encarar o restante dela.

Em uma fase posterior, o adolescente amplia suas experiências com seu universo social realizando a passagem (normalmente conflitiva) para a idade adulta. Com a transição para a vida adulta, se fortalece a independência, autonomia e liberdade de escolhas do ser humano.

Outras fases virão e muitas destas estabelecidas pelo próprio ser humano. A vida, porém, não é fragmentada. Todas as fases carregam marcas das anteriores e acabam construindo as futuras. Cada fase deve ser vivida dentro de suas próprias circunstâncias.

Assim, o segredo da vida consiste na tentativa de viver intensamente a fase que temos no agora. Muitas vezes corremos o risco de vivermos antecipadamente emoções de fases que esperamos que aconteçam.

Outras vezes, queremos que uma nova fase chegue logo e acabamos deformando o momento presente com ansiedade e falta de atenção. Ao vivenciarmos uma fase de nossa vida com intensidade, estamos preparando uma outra.

Por isso, o viver deve se concentrar no momento atual através de uma interação ativa com aquilo que ele nos oferece.

Coluna Filosofia e Ética - Padre Beto

 

Leia também

Ver mais