Região:

min

max

Anuncie aqui

Governo Federal anuncia 4ª redução de impostos para videogames

Por Marcos Bueno
(Atualizado em 28/06/2022 - 0h52)
Compartilhar

Na última quinta-feira, 16, o governo federal anunciou mais uma redução nos impostos de importação de acessório, partes, máquinas e consoles de 16% para 12%. A medida, que começa a valer a partir de julho, é o 4º corte de impostos feitos especificamente para o mercado de jogos e eletrônicos, realizado pela equipe econômica do atual governo.

No último anúncio, feito em agosto do ano passado, a redução foi na alíquota de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI). Além dessa redução, a alíquota de importação para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes será reduzida de 16% para 0%.

 

Segundo declaração, as medidas visam “incentivar o desenvolvimento do segmento de jogos eletrônicos no País — o ramo do setor de entretenimento que mais cresce no mundo”. Vale lembrar que o Brasil é 14º principal mercado de games no mundo e o primeiro da América Latina, só em 2021, o País teve uma receita estimada em R$ 11 bilhões e com previsão de crescimento de 6% em 2022, segundo a Newzoo.

A medida não foi oficializada no Diário Oficial, mas ficamos na expectativa delas refletirem no valor final dos consoles e produtos relacionados, uma vez que a última redução não surtiu o efeito nos preços como era o esperado. Vale também reforçar que a baixa é válida somente para hardware, ou seja, não deve afetar em nada os jogos.

marcos bueno