Região:

min

max

Anuncie aqui

Encontro de "retrô games" reúne colecionadores neste fim de semana

Neste fim de semana, em São Paulo, acontece a Canal 3 Expo. O encontro de colecionadores de vídeo games trará itens que contam a história do cenário.

Por Marcos Bueno
(Atualizado em 22/08/2022 - 10h14)
Compartilhar

Assoprar o cartucho, dar três batidinhas no console, limpar o CD com detergente neutro… Só quem nasceu gamer entre a década de 80 e os anos 2000 sabe o que eu estou falando (rs). Mesmo assim, os melhores games e consoles nasceram neste espaço de tempo e existe toda uma lembrança gostos quando falamos dessa época. E não se engane em achar isso “velho” ou “antiquado”, procure ter uma experiência jogando ‘Super Mario Bros’, em um Super Nintendo ou ‘Sonic The Hedgehog’,  no Mega Drive. Mais que recordações, games como Odissey e Atari  2600 são uma verdadeira viagem pela história que todo apaixonado pelo universo deveria fazer e conhecer.

Justamente inspirados por este amor pelos games, várias pessoas colecionam  consoles que mostram toda a evolução e transformação que o cenário passou e como todo conhecimento precisa ser passado. Estes fãs se reúnem, principalmente, por diversão, mas também para mostrar seus itens de colecionadores, muito deles raros.

Neste domingo (21), uma dessas reuniões acontecerá em São Paulo, a Canal 3 Expo. Evento organizado pela Canal 3, o mais antigo e maior clube de colecionadores e entusiastas no Brasil, o grupo organizou e realizou mais de 50 encontros em quatro diferentes estados, tendo sido palco de ótimas oportunidades para conhecer personalidades, demonstrar produtos e serviços, adquirir novos itens para  a coleção ou apenas passar um dia divertido com pilhas de videogames, arcades e computadores clássicos.

 

O evento, organizado por Bruno Maimoni, Cesar Manzione, Eduardo Albuquerque, Marcos Felipe, Ricardo Wilmers, Rodrigo Tadeu, Saulo Santiago, Victor Emmanuel e Wilson Gutierrez, começou com uma reunião de amigos anos atrás e  vem crescendo a cada encontro. Para este ano  tem uma expectativa de  reunir mais de 1.000 participantes na edição. Desta vez,  explora novas possibilidades, pois além da exposição dos mais variados games e consoles, trará palestras, workshops campeonatos e personalidades do segmento.

“O evento, este ano, significa um passo maior. É começar  a tratar este assunto (retro games) de uma maneira mais ampla, pois a gente vê que o mercado  de retrô games aumentou. As pessoas passaram a se interessar mais em saber sobre a história , em saber como as coisas funcionavam, até porque tem muita gente que não viveu o game desde o início, que quando criança não teve acesso a isso. Por meio deste evento, conseguimos contar um pouco dessa história.” comentou   Bruno Maimoni, um dos organizadores.

A reunião, que vem tomando grandes proporções, com a participação de pessoas de diversas partes do Brasil, tem atraindo colecionadores com os mais diferentes perfis. Um deles, é o Rodrigo Tadeu, de Araçoiaba da Serra, que frisou, justamente, a importância de estarem juntos. “Encontrar os amigos, para mim, é um dos principais pontos do evento, além de ser a oportunidade de ver pessoas que eu falo direto. Como organizador, é uma satisfação ver isso acontecendo, colecionadores de outras cidades juntos.”

O encontro acontecerá  no salão da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo, no prédio que fica no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, na Rua Galvão Bueno, 600.  Os portões serão abertos às 10h e será uma ótima oportunidade para você mergulhar na história do videogame.