Vem aí o Marketing Genético
Novidade permitirá a segmentação de consumidores pelo DNA
Ontem, pesquisadores publicaram na Science o feito mais importante para a humanidade: o sequenciamento completo do DNA humano. Sim, pela primeira vez o genoma humano foi sequenciado em sua totalidade.
Os mesmos cientistas estimam que daqui a poucos anos os atuais exames laboratoriais que analisam partes do DNA a partir de 39 dólares e já apontam traços de ancestralidade e presença de algumas mutações genéticas hereditárias (aquelas dos genes BRCA1 e BRCA2 que aumentam o risco de câncer de mama e de ovário) terão versões de exame completo por menos de mil dólares.
A exemplo do Neuromarketing – área de estudo que se desenvolveu com os avanços dos exames de mapeamento da atividade cerebral – que ajuda a entender a resposta cerebral diante de estímulos comumente usados nas ações de marketing, nos próximos anos veremos o crescimento do Marketing Genético: uma nova fronteira que permitirá a segmentação de consumidores pelo DNA que inaugura um mercado de produtos específicos para pessoas com mutações genéticas mais populares e não para por aí: dietas, medicamentos, suplementos e cosméticos específicos para quem tem esta ou aquela mutação típica. E, é claro, medicamentos manipulados, personalizados individualmente. Sim, a era da hiperpersonalização chegou!
Os próximos anos reservam muitas novidades para o Marketing. Mas como eu costumo dizer que “o desafio é ser contemporâneo”, bora trabalhar com as ótimas ferramentas e conhecimento que já estão disponíveis: já é possível avaliar as emoções que um filme publicitário evoca nos consumidores utilizando Inteligência Artificial com elevada acurácia. Igualmente disponível o estudo de Eye Tracking para avaliar a experiência dos usuários de sites e apps. As modernas análises estatísticas multivariadas permitem criar segmentações psicográficas, identificar o Brand Image e analisar conjuntamente preços e atributos.
Enquanto o Marketing Genético não vem, a caixinha de ferramentas do Marketing já permite boas traquinagens neste mês de abril que se inicia hoje.
E você, já está pensando em abrir uma Startup para explorar produtos e serviços DNA Based?