Você consome proteínas na quantidade correta?
Como é o consumo proteico na sua rotina? Você consegue alcançar a recomendação adequada com as fontes alimentares escolhidas? A proteína é fundamental para a manutenção da saúde durante o crescimento e envelhecimento normais.
Segundo a classificação dada pelo documento de Ingestão Dietética Recomendada (RDA) para proteínas, é definida como a quantidade mínima necessária para prevenir e evitar a perda de massa corporal magra, variando de acordo com o peso corporal e a faixa etária. Na RDA, recomenda-se o valor de 0,8 g/kg/d, que reflete a quantidade mínima de proteína necessária para atender aos requisitos de aminoácidos indispensáveis.
As proteínas são nutrientes essenciais para a construção de tecidos. Formadas por aminoácidos que podem ser essenciais, aqueles que o corpo não produz e que devem ser obtidos pela alimentação e suplementação, e não essenciais, que tem sua produção pelo organismo.
Pode-se destacar os seguintes benefícios e efeitos das proteínas no corpo: manutenção e reparação muscular, suporte imunológico, responsável pela formação de anticorpos que atuam na defesa corporal, formação do sistema nervoso, regulação do fio capilar e da pele, manutenção do peso e queima de gordura corporal e melhora da saciedade.
Quais as principais fontes de proteínas da dieta?
A maior fonte de proteínas são as carnes, sejam elas vermelhas ou brancas, contudo, encontram-se proteínas de alto valor biológico também em fontes vegetais.
Com alta concentração de vitaminas e minerais, bem como todos os aminoácidos essenciais, o peixe é uma excelente fonte de proteína.
Além disso, encontramos uma alta variedade de proteínas nos alimentos vegetais, esses que vem sendo a base de dietas vegetarianas, a fim de atender o aporte proteico com qualidade e sustentabilidade. Podemos destacar as leguminosas em geral, os cereais, as sementes e os outros grãos e oleaginosas como fontes ricas em proteínas e aminoácidos essenciais.
REFERÊNCIAS
Geiker NRW, Bertram HC, Mejborn H, Dragsted LO, Kristensen L, Carrascal JR, Bügel S, Astrup A. Meat and Human Health-Current Knowledge and Research Gaps. Alimentos. 5 de julho de 2021;10(7):1556.
Carbone JW, Pasiakos SM. Proteína dietética e massa muscular: traduzindo ciência para aplicação e benefício para a saúde. Nutrientes. 22 de maio de 2019;11(5):1136.