Nenê Bonilha comenta retomada da carreira no São Bento após pausa para tratar câncer da filha
Maria Luísa recebeu o diagnóstico de tumor no olho esquerdo e volante parou carreira para cuidar da filha. No São Bento, Bonilha espera acesso para coroar volta por cima dentro e fora de campo
Com uma carreira consolidada e com passagem por grandes clubes, uma pausa se fez necessária para Nenê Bonilha. O anúncio feito em janeiro de 2021 pegou todos de surpresa e o motivo foi revelado quase um ano depois, por um vídeo publicado em suas redes sociais: sua filha Maria Luísa, de quase 2 anos, foi diagnosticada com Retinoblastoma no olho esquerdo.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de câncer é um tumor maligno que se origina das células da retina e podem afetar um ou ambos os olhos. Ainda de acordo com o Instituto, a doença ocorre, geralmente, antes dos cinco anos de idade.
No caso de Maria Luísa, o diagnóstico foi feito quando a bebê ainda tinha um ano de vida com a esposa do jogador, Flávia Oliveira, percebendo um leve estrabismo no olho esquerdo da filha. “Levamos ela no oftalmologista, a doutora Renata Girão que foi quem diagnosticou o Retinoblastoma no olho esquerdo da Maria Luísa. Desde então, é uma luta diária. Nos mudamos para São Paulo e a Maria Luísa iniciou o tratamento”, conta no vídeo.
A mudança para a capital paulista aconteceu para que Nenê pudesse focar em sua família. Para isso, o volante fez uma pausa em sua carreira. Na época, ele havia acabado de conquistar um acesso importante com a equipe que defendia e vivia boa fase na carreira. “Tinha acabado de subir para a Série A com o Cuiabá e estava com algumas possibilidades de ir para fora e outras equipes no Brasil. No meio de tudo isso, veio a pandemia novamente e logo depois descobrimos a situação da minha filha que me fez dar um tempo do futebol”, explica.
A princípio, a filha do casal está passando por uma quimioterapia intra-arterial. Conforme Flávia explica no vídeo, trata-se de uma espécie de cateterismo onde o medicamento é aplicado diretamente no local onde o tumor se encontra.
Acolhimento e representatividade
O diagnóstico de Maria Luísa é o mesmo de Lua, filha do apresentador Tiago Leifert com a jornalista Daiana Garbin. No caso de Lua, o tumor é bilateral, ou seja, afeta os dois olhos. Inspirados pelo relato do casal de jornalistas e com o intuito de dar maior visibilidade para a doença, Nenê e Flávia também publicaram o vídeo nas redes sociais onde explicam todo o processo do diagnóstico da filha até o tratamento. Para Nenê, o vídeo feito por Leifert e Garbin foi de extrema importância para ajudar outras famílias a se atentarem aos sinais da doença.
“Achei uma atitude muito nobre da parte dele e da esposa, uma situação delicada e dolorosa para expor. Uma doença rara e que as pessoas têm poucas informações. O intuito do vídeo é poder levar mais informações para as pessoas e para eles saberem que o diagnóstico precoce pode sim salvar vidas”, diz.
Já para Flávia, o posicionamento de Leifert e Garbin foi como “um abraço” durante o momento difícil enfrentado pela família. “Foi muito difícil receber a notícia no começo. Foi muito difícil digerir, agora que estamos conseguindo falar mais sobre o assunto. Várias vezes pensamos em falar sobre isso, mas a gente não se sentia preparado. Assistindo ao vídeo deles, a gente se sentiu abraçado e viu que a gente não está sozinho nessa luta”, relatou nas redes sociais.
O volante também afirma que, assim como Tiago, quer usar seu momento de dificuldade para também conscientizar outras pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce. “Vimos também que por mais difícil que seja a gente expor essa situação, é muito importante porque é um caso raro. Como o Tiago (Leifert) falou, são 250 casos no Brasil por ano, então é muito difícil, é muito pouco. E a gente quer poder passar e levar informações para pais que têm filhos recém-nascidos, que se verem algum movimento no olho, alguma diferença, se tiver alguma dúvida, procure um oftalmologista. Procure um profissional da área porque é muito importante, é muito válido”, ressalta.

Temporada no São Bento
De acordo com Nenê, sua filha está quase 100% curada da doença. Com isso, o atleta se viu preparado para retomar a carreira e defender o São Bento na temporada. A escolha por Sorocaba também foi pela proximidade com a capital paulista, local onde faz acompanhamento médico da filha.
“Estou feliz de estar de volta, fiquei feliz pelo convite do São Bento. Estou evoluindo a cada dia para poder ajudar ao máximo meus companheiros. Fiquei um bom tempo parado e sei que, com ritmo e paciência, vou poder ajudar”, completa.
Atualmente, o jogador é um dos principais nomes do elenco para esta temporada. Nenê atuou em seis jogos do Azulão na Série A2 do Campeonato Paulista e chegou a ser exaltado pelo técnico Paulo Roberto.
O São Bento enfrenta o Oeste no próximo sábado, às 19h, na Arena Barueri, no segundo e decisivo jogo da semifinal da segunda divisão estadual. Após empate por 2 a 2 no jogo de ida, quem vencer garante o acesso e vaga na final. Em caso de novo empate, a decisão será nos pênaltis.

Leia também
Ver mais
Palmeiras acerta contrato com Endrick

Tandara é suspensa por 4 anos por doping
