Promessa sorocabana sonha com bolsa para atuar no tênis universitário dos Estados Unidos
Aos 16 anos, Matheus Pimenta vem se destacando e encerrou a última temporada entre os cinco melhores da sua categoria no ranking da Federação Paulista de Tênis


Matheus Pimenta sonha em disputar princpais torneios profissionais do tênis mundial (Foto: Reprodução/@coutofilmes)
É inegável que a cidade de Sorocaba possui uma ligação para lá de especial com o tênis. A relação passa pela existência de clubes que se tornaram referência nacional até o fato de ter sediado uma edição da tradicional – e internacional – Copa Davis.
E é nesse cenário que um jovem sorocabano vem fazendo sucesso e sonhando alto dentro da modalidade. Com bons resultados, como a quinta colocação no ranking na categoria 16 anos da Federação Paulista de Tênis (FPT) em 2021, Matheus Pimenta mira agora uma bolsa de estudos em uma universidade dos Estados Unidos.
“Para alcançar esse objetivo vou intensificar meus treinos técnicos e físicos, além de disputar torneios estaduais, nacionais e internacionais para melhor meu nível de jogo e meu UTR (um sistema universal de rankeamento de tenistas). Outro ponto importante para alcançar essa meta é manter um rendimento escolar satisfatório no ensino médio e passar nas provas exigidas (que avaliam o nível de inglês)”, explica o jovem tenista.
Com a meta de chegar ao tênis universitário norte-americano nos próximos dois anos, Matheus Pimenta iniciou, ao lado da família, uma campanha para reunir os recursos necessários para disputar as competições oficiais necessárias para melhorar seu ranking dentro e fora do estado de São Paulo. Atualmente, o tenista conta com parcerias com um fisioterapeuta e uma empresa que produz frascos para indústrias farmacêuticas e alimentícias, incluindo suplementos alimentares.
Nas estimativas de Matheus e sua família, o investimento necessário para custear viagens, hospedagens, alimentação e acompanhamento técnico, entre outras questões, deve chegar a R$ 30 mil. O jovem tenista conta com o auxílio dos pais para custear treinamentos e o curso de inglês, mas segue em busca de patrocínios e parceiros para manter o sonho vivo.


Praticante de tênis desde os oito anos de idade, Matheus treina diariamente no clube Guia do Atleta, o GDA, em Sorocaba. Em 2022, o tenista ingressou na categoria 18 anos e segue mantendo o bom desempenho, finalizando o mês de janeiro entre os 20 primeiros colocados.
Tendo o multicampeão Rafael Nadal como maior ídolo no esporte, o jovem revela, no entanto, que a inspiração para dar as primeiras raquetadas veio de alguém muito mais próximo.
“Minha maior motivação foi ver meu pai fazendo aulas. Eu o acompanhava e me interessei pelo esporte. Quando iniciei no tênis, eu também jogava futebol, mas com o passar do tempo, observei que as minhas habilidades no tênis superavam as do futebol. Por isso optei por esse esporte pelo qual me apaixonei e me sinto muito feliz em quadra”, revela.
Com uma rotina de treinos que envolve 2h30 de prática em quadra e mais 1h30 de academia diariamente, Matheus é descrito por seu treinador, Gustavo Andrade, como um atleta de muita dedicação.
“O Matheus é um menino de muita garra, muita vontade. Ele sempre esteve conosco todos os dias de treino, faça chuva ou faça sol, seja treino físico e de quadra. Tecnicamente ele melhorou muito e é por isso que está entre os primeiros do ranking. Ele dá tudo para se transformar em um excelente atleta e, quem sabe, ali na frente defender o Brasil em torneios profissionais ou uma faculdade dos Estados Unidos”, disse o técnico.


Leia também
Ver mais

Santos perde para o Goiás e fica fora do G-4


São Pauço vence o Cuiabá de virada

