Região:

min

max

Anuncie aqui

Quem leva vantagem no confronto entre Liverpool e Real Madrid?

Os dois clubes, juntos, estiveram em 24 de todas as 66 decisões da história da Liga dos Campeões, considerando já esse terceiro encontro

Por Luís Ricardo da Silva
(Atualizado em 27/05/2022 - 14h40)
Compartilhar

A final da UEFA Champions League de 2022 é neste sábado (28), às 16h (horário de Brasília), e colocará frente a frente dois clubes lendários: Real Madrid e Liverpool duelam em Paris pelo título mais importante do futebol europeu.

Antes de mais nada, é preciso destacar o retrospecto dos clubes no torneio. Juntos, os dois estiveram em 24 de todas as 66 decisões da história da Liga dos Campeões, considerando já esse terceiro encontro. Isso representa nada mais do que 36% de todas elas.

Enquanto o Liverpool parte para a sua 10ª final e busca o sétimo título, o Real Madrid, maior da história da competição, ostenta 13 taças e 17 finais.

O confronto recoloca frente a frente rivais que fizeram a decisão do torneio há quatro anos, onde o Real Madrid conquistou sua última Champions League.

De lá para cá, outras três decisões do torneio foram disputadas, inclusive com os ingleses vencendo na temporada seguinte, enquanto os espanhóis não voltaram à final.

E qual é o retrospecto no duelo entre as equipes na competição?

Estatísticas de confronto direto

Vitórias do Real Madrid: 4

Empate: 1

Vitórias do Liverpool: 3

Gols do Real Madrid contra o Liverpool: 10

Gols do Liverpool contra o Real Madrid: 8

Duelos anteriores na UCL

1º jogo – Final 1980-81: Liverpool 1 x 0 Real Madrid

O primeiro encontro aconteceu na final em 1981, quando os Reds conquistaram o tricampeonato. O final dos anos 70 e início dos anos 80 foi incrível para o futebol inglês. Foram seis títulos consecutivos, com o Liverpool conquistando três, o Nottingham Forest vencendo dois e o Aston Villa vencendo um.

Coincidentemente, essa partida também aconteceu em Paris, mas foi no Parc des Princes. Desta vez, o duelo será no Stade de France.

Tudo foi decidido em um gol de Alan Kennedy aos 82 minutos, quando os Reds conquistaram a vitória apertada.

2º e 3º jogo – Oitavas-de-final de 2008-09 

Jogo de ida – Real Madrid 0 x 1 Liverpool

Jogo de volta – Liverpool 4 x 0 Real Madrid

Quase 30 anos se passaram até que eles se encontrassem novamente no principal palco europeu de clubes. Dois duelos pelas oitavas de final em 2008-09, uma edição que foi vencida pelo Barcelona.

O jogo de ida foi em Madri e Yossi Benayoun marcou o único gol do jogo. Na volta, uma goleada dos Reds. Steven Gerrard, duas vezes, Fernando Torres e Andrea Dossena marcaram e decretaram a eliminação do clube espanhol.

O Liverpool caiu logo depois para o Chelsea nas quartas de final.

4º e 5º jogo – Fase de grupos de 2014-15

3ª rodada: Liverpool 0 x 3 Real Madrid

4ª rodada: Real Madrid 1 x 0 Liverpool

Os merengues passaram pela fase de grupos com 100% de aproveitamento, com 6 vitórias em 6 jogos, incluindo duas vitórias sobre os Reds.

A primeira foi um sonoro 3×0, em Anfield, com dois gols de Karim Benzema e um de Cristiano Ronaldo. No segundo encontro, Benzema voltou a marcar na vitória por 1×0.

Naquele ano, o Real perdeu para a Juventus nas semifinais, no ano que consagrou o Barcelona sob comando do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar). Já o Liverpool terminou em terceiro no grupo, parando na fase inicial da competição.

6º jogo – Final 2017-18: Real Madrid 3 x 1 Liverpool 

Uma das finais mais memoráveis.

Este é o jogo em que Sergio Ramos deslocou o ombro de Mohamed Salah, e nem foi a coisa mais louca que aconteceu.

O Real venceu por 3×1, e Gareth Bale marcou um golaço de bicicleta. O jogo também é lembrado pela atuação abaixo da média do goleiro do Liverpool Loris Karius.

Em um dos gols do Real, ele tentou rolar a bola para um dos zagueiros e o Benzema interceptou o passe, resultando em um gol.

7º e 8º jogo – Quartas de final 2020-21

Jogo de Ida – Real Madrid 3 x 1 Liverpool

Jogo de Volta – Liverpool 0 x 0 Real Madrid

O encontro mais recente aconteceu nas quartas de final da UCL da temporada passada.

O Real ainda jogava no Alfredo Di Stefano enquanto o Santiago Bernabéu passava por reformas.

A equipe madrilenha venceu de forma convincente por 3 x 1 no jogo de ida, com dois gols de Vinicius Junior e outro de Marcos Asensio.

Isso foi o suficiente, pois na volta os dois empataram em 0 x 0 na volta. O Real perderia para o eventual campeão Chelsea nas semifinais.

Final

Liverpool x Real Madrid

28 de Maio – 16h

Stade de France – Paris, França.