Região:

min

max

Anuncie aqui

Olimpíada de Matemática: questão envolvendo o Pinóquio viraliza nas redes sociais; entenda

Assunto ficou entre os mais comentados na plataforma nesta terça-feira.

Por Redação
(Atualizado em 07/06/2022 - 16h14)
Compartilhar

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a palavra “Pinóquio” ficaram entre os assuntos mais comentados nesta terça-feira (7) na plataforma Twitter e também viralizaram em outras redes sociais. Estudantes participaram da primeira fase do exame nesta manhã.

As buscas pelos termos ocorreram por causa de uma questão que constava na prova que citava o personagem infantil (veja abaixo).

 

QUESTÃO 06: Admita que sejam válidas ambas as seguintes sentenças: Pinóquio sempre mente: Pinóquio diz: “Todos os meus chapéus são verdes”. Podemos concluir dessas duas sentenças que:

  • (A) Pinóquio tem pelo menos um chapéu.
  • (B) Pinóquio tem apenas um chapéu verde.
  • (C) Pinóquio não tem chapéus.
  • (D) Pinóquio tem pelo menos um chapéu verde.
  • (E) Pinóquio não tem chapéus verdes.

 

No Twitter, muitos usuários comentaram sobre a questão e as alternativas.

 

Solução

Segundo o professor Carlos Diesson Costa, que tem um canal no Youtube “Matematicando com Diesson Costa”, que traz vídeos sobre o tema, toda a prova exigiu raciocínio lógico.

Ele afirma que a solução desta questão depende de compreender a contradição proposta.

“A afirmação todos, quando ela contradiz a segunda lógica tem que ter pelo menos um. Quando eu digo assim: ‘todos os meus lápis são azuis’, se eu quiser contrariar essa afirmação basta existir um lápis que não seja azul”, afirma.

Diesson explica que para resolver a questão, pode seguir o mesmo raciocínio.

“Neste caso [da prova da Olimpíada] que é para considerar as duas afirmações como verdadeiras, a correta é que o ‘Pinóquio tem pelo menos um chapéu verde’, pois o contrário de todos é ao menos um. Basta que exista um verde para que ele esteja mentindo”, disse.

O gabarito com a resposta correta da questão ainda não foi divulgado.

Sobre a prova

Mais de 18,1 milhões de alunos de todas as regiões do país participam da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

O exame é ralizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A iniciativa é a maior competição científica do país e alcança, nesta edição, 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas.

Os estudantes tiveram duas horas e 30 minutos para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.

Prêmios

A OBMEP premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas.

Aos primeiros serão concedidas 6.500 medalhas (500 ouros, 1.500 pratas e 4.500 bronzes) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa.

Estudantes de instituições particulares receberão 975 medalhas (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes) e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.