Região:

min

max

Anuncie aqui

Chuva de meteoros será visível no Brasil na madrugada de 31 de maio; saiba como observar

Previsão é que milhares de meteoros ao passar pela atmosfera terrestre iluminem partes do céu por volta das 2h15, na terça-feira

Por Desi Savazo
(Atualizado em 28/05/2022 - 18h24)
Compartilhar

Uma chuva de meteoros poderá ser observada na madrugada de terça-feira (31). A previsão é que milhares de meteoros ao passar pela atmosfera terrestre iluminem partes do céu, inclusive no Brasil, por volta das 2h15.

O professor Rodolfo Langhi, do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Bauru (SP), explicou ao temmais.com que a tempestade de meteoros é uma chuva de fragmentos de rocha oriundos de corpos celestes, que entram na atmosfera terrestre.

O fenômeno será melhor observado da América do Norte, como no México ou Estados Unidos, mas deve produzir um belíssimo espetáculo no céu de algumas regiões brasileiras.

 

Explicação do fenômeno

Chuva de meteoros encerra mês de maio e promete espetáculo de luzes visível no Brasil
Chuva de meteoros encerra mês de maio e promete espetáculo de luzes visível no Brasil (Foto: Reprodução/ Pexels)

 

O professor explicou que, em 1995, o núcleo de um cometa havia se partido em alguns grandes blocos. As observações indicavam ao menos quatro grandes fragmentos, sendo dois em processo de desintegração.

As rupturas geraram uma imensa quantidade de poeira lançada ao espaço.

Alguns cálculos mostram que, na noite desta terça-feira, a Terra vai cruzar verticalmente uma densa região desses detritos.

A trilha de poeira deixada pelo cometa gera, anualmente, uma chuva de meteoros menor, conhecida como “Tau-Herculídeas”.

Isso deve proporcionar pelo menos dois surtos:

Por volta da 0h desta terça, deve ocorrer o primeiro “surto”, quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo cometa em 1892 e 1941. Para este surto, são esperados até 50 meteoros por hora.

O segundo surto deve ocorrer ainda na madrugada desta terça, no momento em que a Terra atingir a densa trilha lançada pela ruptura de 1995. Como esta será a primeira vez que seguirá esta trilha, não há muito consenso quanto ao horário exato em que isso ocorrerá, mas provavelmente próximo às 2h15, no mesmo momento em que estará atravessando a trilha deixada na passagem de 1979 do Cometa.

Neste horário, a modelagem básica indica uma taxa de 600 a 700 meteoros por hora. Entretanto, considerando que em 1995 o cometa se partiu em várias partes, a intensidade deste surto pode atingir até 10 mil, ou talvez, 100 mil meteoros por hora durante a máxima.

 

Chuva de meteoros encerra mês de maio e promete espetáculo de luzes visível no Brasil
Chuva de meteoros encerra mês de maio e promete espetáculo de luzes visível no Brasil (Foto: Reprodução/ Metropoles)

 

Segundo o professor, ainda não é possível saber, com precisão, a largura da trilha de detritos. Ele explica que se for mais larga, é possível que os meteoros da “Tau Herculídeas” sejam observados desde o início da noite de segunda-feira (30) até as 2h30 de terça.

 

Evento para observação

Para acompanhar o fenômeno, o professor convida os amantes de astronomia para o evento no Museu do Café, localizado a cerca de 30 minutos de Bauru, no dia 30 de maio, a partir das 19h.

No local, será possível observar o céu com auxílio de telescópios. A entrada do evento, aberto para o público, é R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada. As reservas podem ser feitas por meio do formulário disponibilizado na internet.