Região:

min

max

Anuncie aqui

Arquiteto sorocabano apresenta reality show de moda e estilo de vida

Guto Requena é um dos cinco apresentadores brasileiros que ajudará os participantes do reality com dicas sobre design

Por Redação
(Atualizado em 24/08/2022 - 14h03)
Compartilhar

Um arquiteto de Sorocaba (SP) está participando de reality show de um streaming famoso. O programa ‘Queer Eyer Brasil’ estreou na madrugada desta quarta-feira (24) na plataforma Netflix.

Guto Requena, de 42 anos, é um dos cinco apresentadores brasileiros que ajudará os participantes do reality com dicas sobre design. Em entrevista ao temmais.com, ele disse que já era muito fã da série desde a primeira edição, em 2003, e que o programa teve uma importância em sua vida.

“Eu estava na época da faculdade e tinha sido a primeira vez que vi cinco homens gays empoderados na TV. Isso me impactou muito.”

Convite

Arquiteto sorocabano participa de reality show de streaming famoso (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo Requena, o convite veio há quase três anos, mas por conta da pandemia e dos protocolos de segurança, as gravações foram adiadas. Após o convite para participar do programa, Guto passou por um casting e logo depois recebeu a notícia que estaria na primeira edição brasileira da série.

“Eu fiquei super honrado, jamais imaginava que seria um dos apresentadores. Tive um surto. O convite tem quase três anos, e estávamos nos preparando para gravar antes da pandemia, mas adiaram. O programa fala muito sobre empatia, não dá para gravar sem encostar nas pessoas, tivemos que esperar. Começamos a gravar no fim de 2021 em algumas cidades da região de São Paulo.”

O novo apresentador comemorou o anúncio em seu Instagram com um relato emocionado.

Impacto na vida

O Guto antes da série não é o mesmo de hoje. (Foto: Reprodução/Instagram)

Questionado sobre o impacto na rotina, o arquiteto relembra momentos da série e conta como tudo mexeu com o seu dia a dia, até mesmo no trabalho.

“O Guto antes da série não é o mesmo de hoje. Foi uma loucura, porque ninguém me avisou que o impacto seria grande em mim. Eu sou responsável por seis casas, ninguém me disse que seria tão especial mudar aquele lugar. Pude acessar pessoas, lugares, casas que furam a minha bolha.”

Ele conta que se surpreendeu com o que viveu. “A parte que eu mais gosto é quando a gente invade a casa, quando de fato a gente vai conhecer a pessoa. Tem episódio que a gente já chora no começo. A entrega da casa pra mim também é emocionante. Elas ficam profundamente impactadas.”

Arquitetura

Formado em Arquitetura e Urbanismo em 2003, Guto foi pesquisador do NOMADS.USP durante nove anos. Em 2008, Guto fundou o Estudio Guto Requena e, desde então, recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de 20 países.

Entre 2012 e 2015, Guto foi colunista de design, arquitetura e urbanismo no jornal Folha de São Paulo, além de colaborar com diversas revistas. Desde 2011, Guto cria, roteiriza e apresenta séries para TV, Web e cinema.

Com o programa, Guto conta que seu olhar mudou.

“Eu trabalho com arquitetura de grande escala e o reality me trouxe de novo a escala fundamental para estrutura, a casa. Fez eu me reapaixonar, fazia 10 anos que não desenhava a casa das pessoas”, conta Guto. “É sobre perceber o impacto que o espaço em nossa maneira de viver, estimular o contato entre as pessoas. É o olhar humano.”

Reality Show

Arquiteto sorocabano apresenta reality show de moda e estilo de vida (Foto: Reprodução/Instagram)

O programa de origem norte-americana, que estreou em fevereiro de 2018, traz cinco especialistas em estilo onde ajudam homens e mulheres que moram na região de Atlanta a repensarem não apenas seus guarda-roupas, mas também o estilo de vida de cada um, resultando em transformações emocionantes.

A série é uma nova versão do programa de TV ‘Queer Eye for the Straight Guy’ (2003-2007), que é um reality show norte-americano de uma hora de duração.

O programa estreou no canal a cabo Bravo em 15 de julho de 2003, e se transformou no programa de maior sucesso daquele canal.

A versão brasileira estreou nesta quarta-feira (24).

Ao lado de Guto, também fazem parte do time de apresentadores o publicitário Luca Scarpelli, que ficará a cargo de temas relacionados à cultura pop; o estilista Rica Benozzati, que ajudará os personagens da série com seus conhecimentos sobre moda; na área da saúde e bem-estar, o Doutor Fred Nicácio dará orientações aos participantes e o cabelereiro Yohan Nicolas cuidará da parte de beleza.

“A troca que aconteceu entre os cinco foi muito legal. Nós ficamos muitos próximos, só a gente sabe o que a gente viveu. Se for um sucesso, deve vir uma segunda temporada”, conta.

“É um reality para família brasileira, é feito sim por cinco homens Queer, mas há poder de transformação, diversidade, pluralidade, inclusão, pautas sensíveis. É um programa para a massa, fala sobre valores universais. É uma revolução da empatia. Tem situações engraçadas, tem as nossas pisadas, é o clima do Brasil”, finaliza o arquiteto convidando o público para conferir os episódios.

Confira o trailer oficial da série ‘Queer Eye Brasil’: