Região:

min

max

Anuncie aqui

Conheça a Elis Valeriano: atriz que faz arte com maquiagem e se transforma em famosos e personagens

Elis se descobriu com a maquiagem e começou a produzir vídeos se transformando em famosos e personagens após a pandemia da Covid interromper trabalhos como atriz

Por Redação
(Atualizado em 27/05/2022 - 12h38)
Compartilhar

Com apenas 11 anos de idade, uma jovem paulistana com talento para a área de exatas deu início ao seu sonho de se tornar atriz e, pouco tempo depois, já colhia frutos do que havia plantado. Ela virou uma artista profissional e enfileirava trabalhos, até que, como aconteceu com todo o mercado de entretenimento, se viu sem trabalho por causa da pandemia do novo coronavírus.

Mas a jovem, hoje com 25 anos, foi certeira como a matemática e encontrou o resultado positivo na equação: maquiagem + redes sociais x (talento) = sucesso.

O tempo passou e Elis Valeriano entretém seu público produzindo vídeos com maquiagens que a transformam em famosos e personagens (confira abaixo).

 

Por anos, Elis estudou teatro escondido dos pais (Foto: Reprodução/Elis Valeriano/Instagram)

 

Vídeos e “magia”

Elis conta que possui memória fotográfica e consegue desenhar com as duas mãos, além de possuir facilidade para desenhar o rosto das pessoas.

“Comecei a fazer no meu rosto e deu certo. Eu comecei a gostar muito disso. Foi uma descoberta junto com a atuação, é uma mistura de um monte de coisa que deu certo. A maquiagem é realmente uma paixão, mas foi um toque de magia, uma descoberta”, diz.

Mas para que o trabalho tenha um bom resultado nas redes, Elis explica que, além da maquiagem, os vídeos também precisam de uma boa produção por trás das câmeras.

“Tem figurino, escolher qual é a cor para ficar mais agradável visualmente. Eu me formei em artes cênicas, então tem um figurino que vou atrás primeiro para depois ver a maquiagem. A maquiagem a gente consegue modificar, o figurino, não. Vou atrás do figurino, peruca, maquiagem, história, porque meus vídeos tem roteiro: começo, meio e fim”, explica.

De acordo com a atriz, a média para cada maquiagem é de, aproximadamente, quatro horas.

“Tenho ajuda de umas pessoas, mas é tudo artesanal. Se eu não fizer, ninguém faz. Eu edito tudo, é uma loucura! São 24 horas me dedicando para aquele conteúdo ficar bom, a postagem ficar boa”, diz.

Elis já se transformou em seus vídeos em diversas personalidades, como Amy Winehouse, Anitta, Roberto Carlos, Marília Mendonça, além de personagens como o Homem Aranha, Doutor Estranho, Dona Hermínia (personagem do ator Paulo Gustavo) e os amados padrinhos mágicos: Cosmo e Wanda.

@elisvaleriano

Uma homenagem para a eterna Rainha #mariliamendonça #rainhadasofrencia #fy #flyp #foryou

♬ som original – Elis Valeriano

 

Em busca do sonho

“Ainda criança, falei pra minha mãe que queria ser atriz. Meus pais não aceitaram de primeira porque eu era muito boa em física, eu participava de campeonato, olimpíadas de matemática, entre outras coisas”, relembra Elis.

Para manter o seu sonho vivo, a atriz contou aos pais que iria dormir na casa de uma amiga, se arrumou, preparou a sua bolsa, e tomou outra direção. Ela buscou uma escola para fazer um teste em uma peça teatral em São Paulo… e passou.

Mesmo com a felicidade da aprovação, Elis diz que precisava descobrir como participaria dos ensaios se os pais não aprovavam a ideia. A solução?

“Fiz teatro escondida por três anos (risos). Pegava, pulava a janela para ir e assim foi”, conta.

O segredo durou apenas alguns anos e Elis acabou sendo descoberta pelas redes sociais. “Minha mãe descobriu quando ela viu uma notícia no Facebook e tinha o meu nome. Eles [pais] apareceram de surpresa em uma peça e eu os abracei, pedi desculpa e comecei a fazer várias peças pelo Brasil”, diz.

Elis Valeriano: atriz faz arte com maquiagem (Foto: Arquivo Pessoal)
Elis Valeriano: atriz faz arte com maquiagem (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Carreira na internet

Conforme o tempo passava, mais trabalhos apareciam para a jovem. Como atriz, Elis se apresentou em lugares renomados, como o Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Itália, além de participar de shows com o youtuber Luccas Neto. No entanto, em 2020, a pandemia da Covid-19 jogou um balde de água fria em Elis.

“Perguntei ‘e agora?’. Eu estava no auge e aí bateu [a pandemia]. Fiquei em casa, deprimida. Mas aí começaram os “challenges” na internet”, conta.

Os challenges (ou desafios, em português), consistem em vídeos inusitados com coreografias no ritmo de músicas específicas que ganharam notoriedade nas redes sociais, como o TikTok e Instagram. Foi nesse universo que Elis viu uma oportunidade de crescer.

Para conquistar os milhões de seguidores nas redes sociais (quase 500 mil no Facebook, 1 milhão no Instagram e 3 milhões no Tik Tok), a atriz, maquiadora e influencer revela que precisou de muita insistência, força de vontade e foco desde pequena.

“Vi que nas gravações não estavam contratando mais atores e sim influenciadores, aí pensei ‘vou pra internet! Muitos frutos apareceram na pandemia, muita gente apareceu na pandemia e eu sou uma delas”, afirma.

No entanto, Elis participou dos desafios de um jeito diferente, mas que hoje toma conta da internet: com maquiagens de famosos e personagens.

Como não possuía dinheiro para figurinos e cenários, colocou um top preto, pintou seu corpo e decidiu reproduzir os diversos personagens do ator Jhonny Depp em um vídeo com roteiro, edição, produção e maquiagem 100% dela. Atualmente, o vídeo em seu canal do Youtube conta com mais de 3 milhões de visualizações.

“A galera começou a gostar, meu primeiro vídeo estourou já, pipocou um monte de gente e eu falei ‘caraca, eu acho que é isso!’”, relembra.

 

 

“A maquiagem veio como uma necessidade de produzir mais conteúdos. Eu queria muito mostrar o meu trabalho e não sabia como fazer isso na internet, porque nesse mundo é tudo muito difícil”, analisa.

Segundo ela, o conteúdo dos vídeos é decidido em conjunto com os seus seguidores. “Eu faço uma enquete chamada ‘vocês decidem, vocês escolhem’, onde o público me dá ideia de vídeos, de maquiagem. Pedem muito cantor que tá na moda, ou homenagem a alguém que faleceu. É meio que uma troca com o público que é realmente o que me levou pra onde eu estou agora”, conta.

 

@elisvaleriano

Me transformei no Doutor Estranho 😍👏🏻 gostaram? @elisvaleriano #marvel #doutorestranho #maquiagem #tranformacao

♬ som original – Elis Valeriano

 

Crescendo cada vez mais, Elis passou a chamar atenção de famosos. A atriz conta que jogadores de futebol como o Neymar curtiram publicações, e artistas como Ingrid Guimarães e Dani Calabresa passaram a segui-la e acompanhar seu trabalho, que também atinge o público do exterior.

“Quando eu comecei a bombar, falei ‘nossa, acho que realmente agora foi’. Quando elas começaram a me seguir, eu pensei ‘meu Deus, eu não sabia que era possível!’”, relata.

 

Pré-pandemia x Vida atual

Antes da pandemia da Covid-19, Elis vivia de teatro. Analisando a vida de dois anos atrás com o seu momento atual, ela afirma que “tudo mudou”.

“Hoje eu tenho gratidão, não que não tivesse antes. No teatro eu trabalhava muito para ganhar muito pouco. Hoje em dia eu trabalho muito, mas minha carreira está crescendo. Tudo mudou, menos o meu jeito de atuar, de falar, meu comportamento com as pessoas… sou a mesma pessoa. Só mudou o cabelo”, brinca.

Como conselho para quem pretende seguir o mesmo caminho na internet, ela resume: “não ouça o que os outros falam. Acredite nos seus sonhos. Se você pode sonhar, você pode realizar, eu sonhei e sou a prova viva disso. É não ouvir o que as pessoas falam e focar em você, porque quando você foca em você, você dispara”, finaliza.

@elisvaleriano

Eu amei a música nova da @Anitta vocês também gostam ? ❤️💌 #boysdontcry #anitta #maquiagem #tranformacao #fy #foryou

♬ som original – Elis Valeriano