Região:

min

max

Anuncie aqui

Entenda o que é pane seca e como ela pode afetar o seu veículo

De acordo com o Conselho Estadual de Transito do Estado de São Paulo (Cetran), pane seca pode ser considerada uma infração média de trânsito

Por Redação
(Atualizado em 14/06/2022 - 10h09)
Compartilhar

Para tentar gastar menos com combustíveis, alguns motoristas têm evitado abastecer os veículos com frequência e os deixado na reserva. Mas este hábito pode causar danos no veículo e até no bolso do consumidor.

De acordo com o Conselho Estadual de Transito do Estado de São Paulo (Cetran), quando há falta de combustível, o veículo pode parar de funcionar e oferecer risco à segurança no trânsito. Inclusive, a chamada pane seca pode ser considerada uma infração média, com multa prevista em R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A pane seca também pode provocar danos mecânicos no veículo. A bomba de combustível, por exemplo, é o componente que leva o álcool ou gasolina do tanque para o sistema de injeção do veículo. Ela fica imersa no combustível para ser resfriada. Ou seja, na ausência dele, a bomba esquenta e pode queimar, ainda segundo o Cetran.

O sistema de injeção também pode ser prejudicado por conta das impurezas que ficam no fundo do tanque, o que pode acontecer caso o veículo circule constantemente com o tanque na reserva.

 

Confira algumas dicas para evitar a pane seca:

  • Crie o hábito de checar o nível de combustível toda vez que for ligar o carro para sair.
  • Nunca utilize combustíveis “batizados”. Por mais difícil que seja identificar os postos irregulares, você pode se prevenir pedindo nota fiscal e evitando preços muito abaixo da média.
  • Abasteça imediatamente quando a luz da reserva acender no painel. O nível de reserva é projetado apenas para situações de emergência.
  • Mantenha o tanque preenchido com pelo menos 1/4 da capacidade.
  • Evite deixar muito combustível em um carro que vai ficar parado por mais de três meses. Depois disso ele começa a secar e pode danificar componentes.