Expectativa x realidade: relembre casos em que consumidores foram 'driblados' pelas propagandas
Temmais.com preparou uma lista de produtos que já causaram polêmica ou que receberam algum tipo de notificação dos órgãos regulamentadores

Expectativa x realidade: relembre casos em que consumidores foram 'driblados' pelas propagandas (Foto: Divulgação)
Você com certeza deve estar acompanhando toda a polêmica envolvendo o “McPicanha” (que não tem picanha) e a discussão que tomou conta das redes sociais: as propagandas de produtos como este são ou não são enganosas?
O temmais.com separou uma lista de produtos que já causaram polêmica com embalagens, propagandas ou anúncios nas redes sociais ou que receberam algum tipo de notificação dos órgãos regulamentadores. Confira:
McPicanha
O primeiro da lista e também o mais comentado do momento mostrou que não era o que dizia ser e que a expectativa era bem diferente da realidade. A recém-lançada linha de hambúrgueres “McPicanha” dá a entender que o lanche é composto pela carne nobre. No entanto, o que compõe o lanche é apenas um molho com “aroma natural de picanha”.
Um morador de Sorocaba (SP) averiguou todo o caso e levou uma denúncia para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
O caso teve tanta repercussão que o lanche foi retirado de todos os restaurantes do Brasil. Além do Conar, o Ministério da Justiça, Ministério Público e Procon-SP notificaram a rede de fast-food, que pediu desculpa aos consumidores pelo nome escolhido ter gerado dúvidas.
Toda a polêmica também gerou reações na web. Confira alguma delas:
eu me
sinto as vezes meio pá
inseguro
comprei mc picanha
lanchei cochão duro— Mano Brownie (@browniemano) April 28, 2022
McDonald's: esse é o Mc Picanha!!! Só o Mequi faz essas mequizices 🎉🤤
Público: mas tem picanha? 🤔McDonald's: Não 🙃
Público: então porque se chama Mc Picanha???
McDonald's: desculpe por ter feito você pensar isso, não imagino como você chegou nessa conclusão.
— Renato Galisteu (@renatogalisteu) April 29, 2022
Essa história do Mc Picanha que não tem Picanha é só mais um episódio de marcas que vendem as coisas sem ter elas de vdd. pic.twitter.com/VHciRtu7Rq
— Anderson Oliveira (@o_mundodeandy) April 28, 2022
Alpino Fast
Em fevereiro de 2010, o mesmo influencer sorocabano que denunciou o “McPicanha” ganhou destaque após denunciar ao Ministério Público que a bebida “Alpino Fast”, da fabricante Nestlé, induzia o consumidor a acreditar que havia chocolate Alpino na composição do produto.
Na época, a repercussão foi tanta que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão das propagandas referentes à bebida.
Em comunicado, a empresa confirmou que a própria embalagem informava o consumidor que a imagem era meramente ilustrativa para referência ao sabor. A polêmica envolveu não apenas o Ministério Público, mas também o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária e órgãos de defesa do consumidor.
Guaraná Antarctica Black
Lançada em 2015 pela Ambev, a bebida causou polêmica nas redes sociais. No anúncio, constava uma mistura do tradicional Guaraná com o “sabor de açaí”. No entanto, os consumidores tiveram dúvidas, pois a fruta não era citada na lista de ingredientes descritos no rótulo.
Na época, a Ambev afirmou que o refrigerante possuía aroma natural de açaí para compor o aroma final do produto e, por uma questão técnica, este aroma não constava nos ingredientes. A lata da bebida, no entanto, afirmava: “Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí”.
A marca foi alvo de mais de 40 denúncias ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), o que levou a Ambev a alterar as peças publicitárias e a embalagem do novo refrigerante.
Laranja caseira
Em 2013, a Coca-Cola foi multada em mais de R$ 1 milhão por publicidade enganosa, após não esclarecer que seu suco “laranja caseira”, da Dell Valle (que pertence à marca de refrigerantes) não era, de fato, um suco, e, sim, um néctar (uma bebida com aditivos de água, além do suco da fruta).
Na época, a empresa foi multada por usar termos incoerentes na descrição de determinada oferta.
Leia também
Ver mais
Conselho de Ética da Alesp recebe dois pedidos de cassação

Governo reduz imposto de importação
