Região:

min

max

Anuncie aqui

Governo inicia campanha nacional de vacinação contra a pólio e outras doenças

Objetivo da ação é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional

Por Agência Brasil
(Atualizado em 08/08/2022 - 12h14)
Compartilhar

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação começou nesta segunda-feira (8). O objetivo da ação é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.

Cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará em 9 de setembro.

A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. Já a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para as crianças, estão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes, as vacinas são: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos três anos de idade, as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo entre os demais imunizantes.

O ministério espera vacinar cerca de 14,3 milhões de pessoas contra a pólio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).