Homeopatia: conheça o método de tratamento de doenças que foge dos remédios convencionais
Processo de cura com a homeopatia demanda cuidados, como uma orientação alimentar, um modo vivente diferente, e mudanças que ajudarão no tratamento e na vida, trazendo inúmeros benefícios para a saúde
Você já ouviu falar em homeopatia? Ao contrário da alopatia, que provoca efeitos contrários aos da doença, a homeopatia é um método que trabalha com o semelhante da doença. Para você que não entendeu, olha esse exemplo…
Quando você tem uma coceira na garganta ou nariz escorrendo, na alopatia você vai usar um antialérgico. Já na homeopatia, é usada alguma substância que gere isso. O exemplo é uma cebola, que faz arder o olho e cria um lacrimejamento, podendo ter corizas.
Ao temmmais.com, a especialista em homeopatia Vera Zalla explica que o método não tem medo da doença, pois vai tentar curar o doente. Segundo ela, a grande sacada da homeopatia é fortalecer o paciente. Desta forma, uma consulta homeopática é longa, pois o especialista precisa conhecer todas as particularidades do paciente.
“No meu consultório, podem vir dez pessoas com dor de cabeça, mas cada uma pode sair com um medicamento. Tudo vai depender de como essa pessoa reage aos problemas diários. Então, cada detalhe conta muito”, diz.
Nesse tratamento, o paciente irá se conhecer mais. Por isso é tão importante criar um vínculo e se abrir com o profissional da área para que ele possa ajudar em todas as questões.
“Eu trabalho com o paciente e com a família, então é muito comum acontecer um problema na família e eu já saber que vai trazer transtornos para o paciente, então já trabalho para que os sintomas não venham fortes”, explica Vera.
Como funciona o tratamento
Em alguns casos, dá para se trabalhar a homeopatia junto com a alopatia, desde que o paciente não esteja tomando remédios que mexam muito com a resposta do organismo. Tudo dependerá do quadro clínico e do que o especialista disse.
O tratamento, se for feito da forma correta, não tem efeitos colaterais. O que poderá acontecer é uma agravação do problema para depois vir a cura. Tudo vai depender dos sintomas de base.
Na homeopatia, o nível da doença definirá o tempo de tratamento. Se for um quadro crônico, irá demorar um pouco mais para ter uma cura. Se for um quadro agudo, a resposta é mais rápida.
Por ser um tratamento que pode, em alguns casos, ter um processo de cura um pouco mais demorado, muitas pessoas acabam não acreditando.
“As pessoas estão acostumadas com remédio alopata. Quando estão com dor, tomam um analgésico e pronto, mas a dor não foi curada. Já no meu consultório, tento curar o paciente como um todo”, conta a médica.
O processo de cura com a homeopatia demanda cuidados, como uma orientação alimentar, um modo vivente diferente, e mudanças que ajudarão no tratamento e na vida, trazendo inúmeros benefícios para a saúde.
“Eu tenho uma filosofia de vida. Precisa ter uma filosofia de vida para a vida ficar mais leve, disso não tenha dúvidas. E a homeopatia, para mim, é uma filosofia, além de uma ciência fantástica”, finaliza.
Leia também
Ver mais

Rodrigo Mussi faz primeira declaração após acidente


Entrega de declarações passa de 22 milhões

