Páscoa: saiba por que consumo de chocolate é tóxico para pets
Preocupação do consumo de doces pode ser estendida a animais de todas as espécies
Com a Páscoa comemorada neste domingo (17), a tradição de consumir ovos de chocolate envolvem famílias, especialmente as crianças. Com a alta disponibilidade de alimentos doces, o momento requer mais atenção dos tutores de pets, já que o chocolate é tóxico por conter ingredientes e substâncias que são prejudiciais à saúde dos animais.
Para o médico-veterinário e presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CTNA/ CRMV-SP), Yves Miceli de Carvalho, a preocupação pode ser estendida a animais de todas as espécies, porém, o número maior de casos envolvendo cães e gatos é proporcional à quantidade de animais presentes em ambientes domésticos.
O médico-veterinário e zootecnista João Paulo Fernandes Santos explica que o desafio de alimentar e inserir os animais de estimação aos eventos festivos da família, com segurança, pode ser resolvido com opções práticas e saudáveis como frutas e legumes, mesmo assim ele alerta para a necessidade de orientação do médico-veterinário para que as especificidades físicas do animal possam ser consideradas.
Incompatibilidade fisiológica
De acordo com o médico-veterinário Carvalho, a substância teobromina presente no cacau pode causar diversos efeitos que estão relacionados à proporção entre peso e a quantidade ingerida pelos animais.
Segundo o presidente da CTNA/CRMV-SP, que também é mestre em Nutrição e Alimentação Animal, outro fator que precisa ser levado em consideração é que, o consumo de açúcar e gordura pode causar obesidade e doenças como diabetes, provocando sobrecarga do organismo especialmente devido ao fato dos animais possuírem em nível reduzido, nos órgãos como pâncreas e intestino, a enzima amilase que é a substância responsável pela digestão.
Evite problemas
Os profissionais da CTNA/CRMV-SP dão dicas para que o momento de confraternização não se torne um pesadelo para os tutores:
- Não deixe ovos de Páscoa, bombons e outros produtos que contenham chocolate em locais acessíveis a cães e gatos;
- Alerte a todos da família, especialmente idosos e crianças, sobre o perigo de oferecer chocolate aos pets;
- Se o seu cão ou gato ingerir chocolate que possa ter sido deixado em local de fácil acesso, o caso deve ser tratado como emergência e o animal levado ao médico-veterinário imediatamente. O profissional fará uma avaliação clínica e dará os primeiros socorros.
Leia também
Ver mais
Conselho de Ética da Alesp recebe dois pedidos de cassação

Governo reduz imposto de importação
