Região:

min

max

Anuncie aqui

Avante lança candidatura de André Janones à Presidência da República

Candidaturas de deputados federais e estaduais, governador e senador do partido também foram homologadas

Por Redação
(Atualizado em 25/07/2022 - 17h43)
Compartilhar

O deputado federal André Janones foi oficializado pela primeira vez como candidato à Presidência da República pelo Avante, durante convenção realizada neste sábado (23), no MinasCentro, em Belo Horizonte (MG). As candidaturas de deputados federais e estaduais, governador e senador do partido também foram homologadas.

Janones foi o quarto colocado na última pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Datafolha. Ele chegou ao local da convenção ao som da música “Eu Só Quero é Ser Feliz”, cantada pelo MC Doca. No discurso, o político ressaltou que “é vergonhoso viver em um país em que uma criança de nove anos tem que mastigar água para fingir que está comendo para ‘enganar’ a fome”.

O presidente nacional do Avante, Luís Tibé, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também participaram o evento.

Perfil

André Janones é deputado federal, advogado e aluno do curso de doutorado da Universidade de Buenos Aires. Durante a pandemia, foi o parlamentar que defendeu a implantação do Auxílio Emergencial, uma política de distribuição de renda que beneficiou mais de 60 milhões de brasileiros. Ele é o autor da emenda que tornou o Auxílio Emergencial uma ação permanente.

Nascido em 5 de maio de 1984 em Ituiutaba, na Região do Triângulo Mineiro, André Luis Gaspar Janones, filho de Divina Gaspar Janones, teve uma infância similar a de muitos brasileiros. De família humilde, e mãe empregada doméstica, o pai cadeirante, André Janones estudou em escola pública, onde concluiu os ensinos fundamental e médio. O primeiro emprego foi como cobrador de ônibus em Ituiutaba, onde permaneceu entre 2003 e 2005.

Em 2004, Janones conseguiu uma bolsa de estudos no valor de 50% da mensalidade, na então Fundação Educacional de Ituiutaba (FEIT), hoje renomada Universidade do Estado de Minas Gerais, polo Ituiutaba. Em 2008, já formado, foi aprovado pela Ordem dos Advogados do Brasil e abriu o primeiro empreendimento, o escritório então chamado André Janones & Advogados associados foi a porta de entrada de André Janones para a vida pública, como um civil atuante.

Em 2016, Janones se candidatou a prefeito de Ituiutaba, mas não se elegeu. Em outubro de 2018, o então advogado André Janones veio a se tornar o 3° deputado mais votado do estado de Minas Gerais, com 178.660 vindos dos 853 municípios do estado.