Região:

min

max

Anuncie aqui

União Popular lança candidatura de Leonardo Péricles à Presidência da República

Anúncio foi feito durante convenção do partido neste domingo (24) em Natal (RN)

Por Redação
(Atualizado em 25/07/2022 - 17h46)
Compartilhar

O partido União Popular (UP) oficializou a candidatura de Leonardo Péricles (MG) à Presidência da República.

O anúncio foi feito durante a convenção do partido, que foi criado em 2019, neste domingo (24) em Natal (RN). A dentista e também mineira Simone Martins foi escolhida para compor a chapa, como candidata a vice-presidente.

Essa é a primeira vez que o partido lança uma candidatura à presidência. Leonardo, que é presidente da sigla, é o único homem negro entre os pré-candidatos. Nas últimas eleições, de 2020, o UP foi o partido com maior número de candidatos negros. Segundo dados do TSE, 70% dos candidatos do partido eram negros.

 

Perfil

Leonardo Péricles começou sua trajetória política em movimentos estudantis na capital mineira, onde também foi presidente da Associação Metropolitana de Secundaristas de Belo Horizonte (AMES-BH) e diretor da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

Nas eleições municipais de 2008, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte, quando 654 votos e não se elegeu.

Três anos depois, ele passou integrar o Movimento de Luta nos Bairros (MLB), onde coordenou ocupações por moradia. Uma dessas ocupações fica na periferia de Belo Horizonte, é onde Leonardo mora até hoje.

Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), na chapa de Áurea Carolina (PSOL). A chapa recebeu 103.115 votos, ficando em quarto lugar.