Região:

min

max

Anuncie aqui

Esclerose Múltipla: saiba quais são os primeiros sintomas da doença

Neurologista Paulo Diniz da Gama explica detalhes da doença. O Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla é celebrado nesta terça-feira (30)

Por Redação
(Atualizado em 30/08/2022 - 6h41)
Compartilhar

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica e autoimune que atinge o sistema nervoso central. O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, a taxa de prevalência é de aproximadamente 15 casos por cada 100 mil habitantes.

O Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla é celebrado nesta terça-feira (30). Ao temmais.com, o neurologista Paulo Diniz da Gama explica que a doeça acomete a substância branca do sistema nervoso.

“Os seus sintomas são os mais diferentes possíveis. Eles podem comprometer um déficit motor e pode afetar a coordenação motora, o nervo ótico, ou seja, alterações visuais, de maneira aleatória. Nos primeiros sintomas, os pacientes podem ter uma área do corpo que não se sente bem, passa alguns dias e logo melhora. Ele também pode ter um comprometimento e um peso no braço ou na perna que pode durar alguns cinco ou uma semana, que posteriormente melhora.”

Ainda conforme o neurologista, o grande problema é que os sintomas da esclerose múltipla são flutuantes e muitas vezes o indivíduo não procura o tratamento ou ajuda médica para ser estabelecido o diagnóstico definitivo.

“Muitos deles, quando se estabelece o diagnóstico precoce e se é feito o tratamento, muitos pacientes levam uma vida normal. Alguns tratamentos tem o objetivo de modular o sistema imunológico nas fases iniciais ou naqueles pacientes que tem uma atividade inflamatória de menor grau. Porém, existem outros tratamentos para os pacientes que tem uma atividade inflamatória mais exacerbada com alguns efeitos colaterais melhores”, explica Paulo. Assista abaixo a entrevista completa:

 

Os comentários estão desativados.