Região:

min

max

Anuncie aqui

Secar roupas no frio: veja 5 truques para agilizar processo

Secar roupas estendidas no varal durante o frio é uma missão mais complicada, já que o tempo para que elas estejam bem secas mais que dobra – ainda mais se você mora em apartamento

Por Desi Savazo
(Atualizado em 23/05/2022 - 10h12)
Compartilhar

A massa polar que atingiu algumas regiões do Brasil nesta semana e está fazendo despencar as temperaturas – junto ao clima seco – desperta a necessidade de usar roupas adequadas. Mas imagine se exatamente o moletom mais quentinho que você tiver no guarda roupa estiver na máquina de lavar.

Secar roupas é uma tarefa simples. Contudo, secar roupas estendidas no varal durante o frio é uma missão mais complicada, já que o tempo para que as roupas estejam bem secas mais que dobra – ainda mais se você mora em apartamento.

Secar roupas é uma tarefa simples, contudo secar roupas estendidas no varal durante as baias temperaturas se torna uma missão mais complicada
Secar roupas é uma tarefa simples. Contudo, secar roupas estendidas no varal durante as baixas temperaturas se torna uma missão mais complicada (Foto: Pexels/Reprodução)

 

No frio, a tendência é que as roupas demorem mais para secar justamente porque os ambientes permanecem fechados e a incidência direta do sol e ventos se torna mais complicada. Sem falar que o ambiente fica com cheiro desagradável de umidade. A situação abre brechas para a proliferação de microrganismos e até o surgimento de mofo.

Em um momento como este, existem alguns passos que podem te ajudar a secar a roupa com mais agilidade, sem depender do clima ou da ventilação natural. Confira:

  1. Melhor horário:

Para lavar roupas em dias de baixa temperatura, o melhor horário é a manhã. Com esse cuidado, as peças já estão penduradas e esticadas no varal ao meio-dia, momento em que a incidência do sol é maior.

  1. Toalha seca:

A dica é enrolar a roupa úmida em uma toalha seca. Após lavar uma peça, torça e deixe sair o máximo de água possível. Depois, pegue uma toalha e embrulhe a peça dentro dela. Faça um rolo e pressione o tecido por algum tempo. A toalha seca absorverá o restante da água e a roupa secará mais rápido.

  1. Secador de cabelo

secador de cabelo também é recomendado para secar peças pequenas, como meias
Secador de cabelo também é recomendado para secar peças pequenas, como meias (Foto: Pexels/Reprodução)

 

O secador de cabelo também é recomendado para secar peças pequenas, como meias. É importante se lembrar de deixá-lo a uma distância de um palco para que não queime o tecido. O ar quente circula pelo tecido e contribui para a evaporação da água.

  1. Seque em cabides

A técnica, que já é usada para deixar pelas menos amassadas, também pode ser interessante para secar as roupas nas baixas temperaturas. Uma vez que o cabide dá estrutura e expõe a peça por inteiro ao ar e à ventilação, seu uso tende a deixar todo o processo mais rápido.

  1. Poucas roupas no varal

Quando for estender suas roupas, as deixe esticadas e com mais espaço entre uma e outra
Quando for estender suas roupas, as deixe esticadas e com mais espaço entre uma e outra (Foto: Pexels/Reprodução)

 

Quando for estender suas roupas, as deixe esticadas e com mais espaço entre uma e outra, assim será mais fácil acontecer a circulação do ar entre o tecido, o que faz com que a roupa seque mais rápido.