Região:

min

max

Anuncie aqui

Terra registra seu dia mais curto na história recente

Levantamento mostra que planeta completou uma volta completa em torno do seu eixo com 1,59 milissegundo a menos que exatas 24 horas

Por Redação
(Atualizado em 03/08/2022 - 11h03)
Compartilhar

A Terra registrou seu dia mais curto na última sexta-feira (29) desde que os cientistas começaram a usar relógios atômicos de alta precisão para medir a velocidade de rotação do nosso planeta, em meados de 1960.

De acordo com um levantamento feito pelo site Time and Date com dados do Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra, o planeta completou uma volta completa em torno do seu eixo com 1,59 milissegundo a menos que exatas 24 horas.

A título de comparação, em média, um dia solar nos últimos 365 dias do ano teve -0,29 ms que 24 horas. Hoje, por exemplo, a estimativa é que o dia tenha 0,0003878 segundos a menos que 24 horas.

Já em 2019, o dia mais curto registrado foi 16 de julho, com menos 0,95 segundos.

Rotação menor

Apesar dessas diferenças pontuais, cientistas afirmam que a rotação do planeta está diminuindo de forma geral por causa das forças de maré entre a Terra e a Lua.

Os estudos a respeito dessa diminuição são feitos porque a precisão dos sistemas de medição de tempo é algo importante para diversas tecnologias modernas. Receptores de GPS, por exemplo, dependem dessa precisão para decodificar os sinais de localização.