Região:

min

max

Anuncie aqui

Dicionário gamer: fique por dentro do que é falado neste universo e seus significados

Headshot, avatar, bot, upar, bugou? Dá um reboot, farma no texto e segue pro play com um vocabulário buffado.

Por Marcos Bueno
(Atualizado em 02/05/2022 - 0h20)
Compartilhar

Começou a jogar agora e está perdidão com o que a galera está falando no chat? Ficou do lado de alguém jogando e não entendeu nada do que ele falou durante o jogo? Calma! A gente te ajuda. O TEM GAMES separou as principais gírias faladas nos games pelos usuários.

A todo tempo a gente se depara com uma palavra nova, um termo novo, principalmente nas redes sociais. Aqui, jogando, não é diferente! Com a popularização de jogos, cada vez mais acessíveis e presentes em nossas vidas, seja pelo PC, pelo console ou pelo celular, as palavras saltam, são criadas ou adaptadas, algumas parecem verdadeiros códigos, e de certa forma são, mas o principal objetivo é agilizar a comunicação entre os membros do grupo e não é tão difícil ficar por dentro.

Importante já avisar: se você é bilíngue, poliglota, ou manja muito bem de alguma língua, não se apegue às palavras, muitas delas surgiram do inglês, mas foram totalmente adaptadas e abrasileiradas neste vocabulário.

 

Afk: significa ‘longe do teclado’. É quando o jogador fic ausente por um tempo.

 

AGI: é o grau de agilidade que um personagem apresenta.

 

AoE: sigla para Area of Effect, ‘área de efeito’, em português. Significa certas habilidades que causam efeitos em grandes áreas do jogo como explosões ou magias extensivas.

 

Avatar: é a representação do jogador no game

 

Backline: nome usado para os personagens menos habilidosos do jogo. Geralmente, essas figuras são frágeis e geram mais dano.

 

Bait: é uma armadilha criada para atrair o adversário durante a partida e induzi-lo a cometer um erro, ou seja, uma armadilha.

 

Ban: banir algo ou alguém de um jogo ou transmissão.

 

Bot: forma reduzida da palavra ‘Robot’. Mais usada para personagens controlados pelo computador em um jogo multiplayer.

 

Buff: é quando um personagem recebe melhorias que o deixam mais forte, rápido ou eficiente em relação a sua situação anterior.

 

Bug:  termo usado para algum defeito do jogo.

 

Build: é a coleção de equipamentos ou habilidades que determinam as principais características de um personagem.

 

CC: significa dar conta de vários inimigos de uma só vez.

 

Char: char é abreviatura de character (ou personagem, em português).

 

Cheat: em tradução para o português, cheat é enganação. A expressão é uma forma de dizer que um jogador teve alguma vantagem por meio de alguma trapaça.

 

Cooldown: é o termo utilizado para demarcar o tempo real que um personagem demora para recarregar suas habilidades até poder utilizá-las novamente.

 

Dex: representa o nível de agilidade e aptidão de um personagem.

 

DPS: se refere aos estragos que um personagem consegue executar nos outros jogadores durante um combate.

 

Easter Egg: vão, ele não é um ovo de páscoa. Um easter egg é uma mensagem escondida, deixada propositalmente no jogo pelos seus desenvolvedores.

 

EXP/XP: são os pontos de experiência. Muito usado para nivelar o desenvolvolvimento de um usuário no jogo.

 

F: derivado do jogo Call of Duty: Advanced Warface, é uma abreviação de press f to pay respect (aperte f para prestar respeito/ homenagem, numa tradução livre) e muito usado para simbolizar algo triste.

 

Farm: farmar é uma tática onde você consegue mais força, itens ou gold para o seu personagem no jogo. Quando alguém diz que precisa farmar, ela provavelmente está fazendo uma ação repetitiva que rende com esse objetivo de melhoria.

 

GG: uma forma abreviada de “good game”. A expressão é muito usada no final do jogo para agradecer ou elogiar os outros participantes pela partida.

 

Guild: usada para designar um grupo ou clá de pessoas que se reúnem para jogar.

 

Guild Master ou GM: se guild é o grupo de pessoas, o guild master é o mestre de um clã, ou seja, é o personagem que tem poder absoluto e pode banir jogadores que não estão jogando de acordo com as regras do time.

 

Healer: são os personagens com habilidades curativas.

 

HP: a sigla indica os pontos de vida de um jogador.

 

Kick/Kickar: é quando um jogador é expulso da partida.

 

KS:         o uso dessa expressão está relacionado ao roubo de itens ou xp de uma vítima já enfraquecida por outro jogador.

 

Lag: geralmente uma falha no servidor que faz com que o jogo fique travando, gerando lentidão ou comprometendo a partida.

 

LVL: esta expressão é uma abreviação de level (ou nível em português). Significa em que etapa o jogador está dentro do jogo.

 

MVP (Most Valuable Player): quando um jogador recebe o título de MVP no fim de uma partida, significa que ele foi o destaque ou o melhor jogador daquela partida / jogo.

 

Nerf: é quando aspectos negativos são atribuídos a algo ou alguém por meio de uma habilidade no jogo ou uma atualização. Também originou o termo nerfar. Quando um personagem foi prejudicado por essa ação, diz-se que ele foi nerfado.

 

Noob:   e uma expressão que se refere aos jogadores iniciantes no jogo ou aos mais fracos, com menos experiência.

 

Quest: as quests são as missões do jogo.

 

Sidequest: são as missões secundárias, aquelas que não são própriamente obrigatórias para o desenrolar do jogo.

 

Reboot: termo em inglês para reinicialização. Usado quando a história tem um novo início, não necessariamente ligado ao anterior. É usado tanto para jogos quanto para filmes.

 

Skill: esta expressão significa habilidade de um personagem.

 

Skin: é a gíria usada para se referir à aparência do personagem. Pode se constituir por roupas, acessórios, cabelos e aspectos físicos, entre outros.

 

Streamer: é a pessoa que realiza transmissões ao vivo pela internet jogando videogames enquanto interage com os espectadores, geralmente conversando com seus espectadores enquanto joga. Alguns streamers realizam outras atividades, como tocar música, dançar, desenhar e até mesmo fazer cosplay.

 

Streaming/Stream: é a transmissão propriamente dita. Quando alguém está realizando uma live, pode-se dizer que aquela transmissão é uma stream.

 

Caster: são locutores de uma partida de qualquer jogo. Diferente de um streamer, ele não joga a partida, apenas narra as situações. É o Galvão Bueno do esports.

 

Upar: nos games significar desenvolver seu personagem ou equipamentos, até que suba de nível.

 

Xp:  é a abreviação de experience (em português, experiência) e representa justamente o nível de experiência de um jogador dentro do jogo.

 

Curtiu? É importante deixarmos claro que, apesar de algumas palavras serem genéricas, usadas por todos e para todos os games, alguns jogos possuem expressões próprias para designar algo específico do jogo. Fica ligado, que nos próximos posts traremos palavras exclusivas para os jogos que estão na hype dos usuários.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.